AO VIVO

Notas do Poder

30/05/2021 - 15:00

Eduardo Braga e David Almeida se encontram neste domingo

Manaus-AM- O senador Eduardo Braga (MDB-AM), se encontrou com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na manhã deste domingo (30/5).

O encontro acontece após o senador ter apoiado Amazonino Mendes (PODE) nas eleições de 2020, quando David derrotou Amazonino no segundo turno do pleito.

O senador e o prefeito se encontraram no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico da capital.

Apesar dos sinais de reaproximação, o encontro é tratado como “institucional”. O prefeito teria pedido apoio do parlamentar na busca de investimentos para a infraestrutura da capital. E Braga teria garantido ajuda.

Na conversa ficou acertado um segundo encontro (ainda sem data), no qual prefeito deve apresentar ao senador os projetos que necessitam de investimentos de recursos de emendas.

Eleições 2022 e ataques do senador

O senador Eduardo Braga vem usando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia para atacar possíveis adversários políticos nas Eleições de 2022.

Os dois principais alvos do parlamentar são o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) – que ao que tudo indica tentará reeleição – e o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, cotado para ser o candidato ao governo do Estado com apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Saiba mais

 

 

Compartilhe:
30/05/2021 - 10:28

Papa se reúne com líderes cristãos libaneses em julho

Cidade do Vaticano –

O papa Francisco anunciou hoje (30) que vai se reunir no dia 1º de julho com os principais líderes cristãos do Líbano para abordar a “preocupante” situação de crise que o país árabe atravessa.

O pontífice, que em várias ocasiões se referiu à crise no Líbano, fez o anúncio da janela do Palácio Apostólico, depois da oração do Ângelus, perante os fiéis que o ouviram na Praça de São Pedro.

O objetivo do encontro religioso será estudar a crise que afeta o país do Oriente Médio e rezar pela paz.

“No próximo dia 1º de julho, encontrarei no Vaticano os principais responsáveis pelas comunidades cristãs presentes no Líbano, para uma reflexão sobre a preocupante situação do país e para rezarmos juntos pelo dom da paz e da estabilidade”, disse.

Para isso, Francisco pediu a intercessão da Virgem Maria e confiou aos fiéis do mundo a missão de rezar por “um futuro mais sereno” para o país.

O papa argentino sempre demonstrou interesse pela crise no Líbano, atingido pela sua pior crise econômica desde a guerra civil (1975-1990), por causa da pandemia de covid-19 e pela explosão que ocorreu perto de Beirute em agosto do ano passado.

Por diversas ocasiões, o papa expressou o desejo de visitar o Líbano e pediu ajuda à comunidade internacional para aquele país.

 

*Agência Brasil

Compartilhe:
30/05/2021 - 09:50

Apoiadores de Bolsonaro avaliam protesto contra o presidente: ‘Fiasco’

Manaus-AM- Apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro, classificaram como “pífia” a mobilização nacional pedindo o impeachment do presidente, ocorrida neste sábado (29), nas redes sociais.

“Fiasco kkk”, disse um seguidor de Bolsonaro.

“Muito fracos”, escreveu outro internauta e seguidor do presidente.

Os seguidores de Bolsonaro também comentaram sobre fotos das manifestações contra o presidente, que foram divulgadas pelos organizadores. Balanço divulgado no final do dia pelos organizadores estimou em 420 mil o número de pessoas participaram dos protestos.

“O golpe tá aí cai quem quer nessas fotos.”, disse outro apoiador do presidente.

 

Compartilhe:
30/05/2021 - 09:23

Ato ‘Fora, Bolsonaro’ chegou a mais de 200 cidades, neste sábado (29)

Manaus-AM- Neste sábado (29), ocorreram manifestações pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro em 213 cidade brasileiras dos 26 estados e do Distrito Federal, e 14 no mundo.

Balanço divulgado no final do dia pelos organizadores estimou em 420 mil o número de pessoas participaram dos protestos.

#29MForaBolsonaro contou com 202 mil participações apenas no Twitter, 1.828.048 postagens e 841 mil retuítes. No fim da tarde e no começo da noite, panelaços foram ouvidos em diversas cidades país afora.

A mobilização nacional também teve como objetivo exigir o auxílio emergencial de R$ 600,00 para a população, a vacinação contra a Covid-19 em larga escala e contra os cortes na educação.

Em Manaus os manifestantes saíram da Praça da Saudade (no Centro da capital), passando pela Avenida Epaminondas, Avenida Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro e finalizando no Teatro Amazonas, ainda no Centro Histórico da cidade. Devem ser obedecidas medidas em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A concentração ocorreu por volta das 15h.

 

“Mesmo com chuva, Manaus deu seu grito em defesa da Educação e por Fora Bolsonaro.”, disse Yann Evanovick, coordenador da Frente Brasil Popular, nas rede sociais.

Compartilhe:
29/05/2021 - 10:13

MPF prorroga até 15 de junho regime integral de teletrabalho no Amazonas

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Ministério Público Federal (MPF) prorrogou, até o dia 15 de junho, o regime de trabalho remoto no Amazonas e suspendeu o retorno gradual às atividades presenciais na unidade.

A medida considera a continuidade do estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 no Estado, e tem como objetivo prevenir o contágio e a disseminação do novo coronavírus.

Caso necessário, os cidadãos deverão utilizar os meios eletrônicos para acessar os serviços do MPF, como protocolo de documentos, consultas a andamentos de procedimentos ou envio de representações.

Compartilhe:
28/05/2021 - 17:28

Lei que concede reajuste de 5,2% aos servidores da Aleam é sancionada

Manaus-AM- O governador Wilson Lima sancionou a lei que dispõe sobre o reajuste de 5,2% no salário dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

A Lei nº 5.473/2021 foi publicada nesta sexta-feira (28), e entra em vigor, retroagindo seus efeitos a partir de 1º  de março de 2021.

O disposto na lei também aplica-se aos inativos e pensionistas.

O reajuste foi aprovado pela Aleam no dia 5 de maio deste ano. O projeto de lei foi apresentado pela Mesa Diretora da Casa.

Compartilhe:
28/05/2021 - 14:31

Manaus terá ato “Fora, Bolsonaro” neste sábado (29)

Manaus-AM- Assim como em diversas outras capitais brasileiras, em Manaus também será realizado um ato para pedir o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), neste sábado (29/5). Na capital amazonense, o ato será, principalmente, em defesa da Zona Franca de Manaus  (ZFM) e contra os cortes na educação. A mobilização nacional também exige o auxílio emergencial de R$ 600,00 para a população e vacinação para todos já.

“Com a pandemia, nossa primeira opção foi por realizar prioritariamente atos on-line, mas infelizmente chegamos ao final do mês de maio e somente 10% da população brasileira está vacinada com as duas doses, nesse ritmo não conseguiremos ter a metade da população vacinada até o final de 2021, não bastasse a incapacidade de repostas do governo federal diante da pandemia, foi anunciado pelo Ministério da Educação cortes no orçamento das universidades, só na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) esse corte atinge mais de 30% do orçamento, o que pode comprometer o retorno das aulas presenciais.”, diz Yann Evanovick, coordenador da Frente Brasil Popular.

“Em resposta a esses ataques convocamos mobilizações presencias com o objetivo de pressionar os governantes para mudarem suas posturas e compreenderem que a população luta, pelo direito à vida, vacina e comida na mesa”., acrescenta Yann Evanovick.

Ainda de acordo com a coordenação, em Manaus os manifestantes sairão da Praça da Saudade (no Centro da capital), passando pela Avenida Epaminonas, Avenida Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro e finalizando no Teatro Amazonas, ainda no Centro Histórico da cidade. Devem ser obedecidas medidas em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Conforme a programação, a concentração do ato começa as 15h e deve sair por volta das 16h.

“Para que os atos aconteçam com segurança, organizamos o que estamos chamando de “brigada da saúde”, que é composta por trabalhadores da saúde e voluntários das universidades que estarão distribuindo máscaras e álcool em gel durante o ato.”, informou, ainda, o Yann.

Foto: Reprodução/Internet

 

 

 

Compartilhe:
28/05/2021 - 13:48

Senadores divergem sobre omissão de Bolsonaro na gestão da pandemia

Brasília-DF-  A CPI da Pandemia completou um mês de trabalho com a realização de 14 reuniões sendo 11 de depoimentos.

Entre as testemunhas ouvidas estão ex-ministros da Saúde e diretores da Anvisa e do Instituto Butantan.

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), há elementos para responsabilizar o presidente da República, Jair Bolsonaro, por omissão.

Mas o senador Marcos Rogério (DEM-RO) negou a existência de provas ao citar ações do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Os integrantes da CPI aprovaram mais de 700 requerimentos e já receberam mais de 500 documentos para auxiliarem nas investigações.

 

Compartilhe:
28/05/2021 - 11:28

Comissão especial promove novo debate sobre voto impresso, na próxima segunda-feira

Manaus | AM | Agência Câmara

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, sobre o voto impresso, realiza uma audiência pública, na próxima segunda-feira (31).

O debate atende a requerimentos das deputadas do PSL, Bia Kicis (DF), autora da proposta, e Caroline de Toni (SC); dos deputados do PT, Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Veras (PE) e Odair Cunha (MG); e do deputado José Medeiros (Pode-MT).

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, o ex-senador Roberto Requião; a ex-deputada federal e atual vereadora de Macapá (AP), Janete Capiberibe; o representante da Procuradoria-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul, Felipe Marcelo Gimenez; e a advogada especialista em Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, Samara Castro.

Compartilhe:
28/05/2021 - 11:14

‘Qual o problema em tornar um sistema, que já é bom, em um sistema melhor?’, questiona Ciro Gomes sobre voto impresso

Manaus | AM

Nesta quinta-feira (28), Ciro Gomes (PDT) uniu voz ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e defendeu a volta voto impresso, aliado ao voto eletrônico.

“Qual o problema em tornar um sistema, que já é bom, em um sistema melhor? Qual o problema de termos uma cópia de segurança impressa, palpável e acima de qualquer suspeita, para eventual checagem?”, questionou Gomes em suas redes sociais.

Porém, ele ressaltou que “defender o voto eletrônico com cópia impressa, nos moldes propostos por Lupi, é ser contra Bolsonaro e não a seu favor”, escreveu. “Se implantado, mataria, por antecipação, sua tentativa de sabotar os resultados do pleito de 2022”, completou.

Lupi, a quem Gomes se refere, é Carlos Lupi, presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que também defendeu o voto impresso, nesta quinta-feira (27)

Compartilhe: