AO VIVO

Notas do Poder

29/10/2020 - 14:57

Mais de 30 município do AM terão reforço de força federal nas eleições

Manaus | AM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (29), o envio de Forças Armadas para 31 municípios do Amazonas durante as Eleições 2020.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o governador Wilson Lima se manifestou favorável ao envio das Forças Armadas.

A relação dos municípios que receberão os militares ainda não foi divulgada. Além do Amazonas, irão receber as forças federais municípios dos estados de Alagoas, Mato Grosso e Tocantins.

Compartilhe:
29/10/2020 - 09:58

TRE-AM e forças de segurança se reúnem para planejar eleições

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Em reunião realizada, nesta semana, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Aristóteles Thury, esteve reunido com dirigentes das forças de segurança que participarão das Eleições 2020.

A reunião teve como tema principal os efetivos que prestarão apoio ao pleito deste ano, garantindo eleições seguras. Os comandantes das forças garantiram o apoio e informaram de que modo cada instituição poderpa contribuir, dentro das tarefas estabelecidas pelas normas pertinentes que tratam tanto do policiamento nas ruas, quanto da segurança dos locais e equipamentos de votação.

Além de Thury estiveram presentes a juíza eleitoral, Margareth Hoagen; o juiz de fiscalização da propaganda, Alexandre Novaes e o diretor-geral do TRE-AM, Ruy Melo.

Compartilhe:
28/10/2020 - 16:54

Governo decide afastar assessora de Carlos Almeida que agrediu jornalistas

Manaus | AM

O Governo do Amazonas decidiu, no final da tarde desta quarta-feira (28), afastar a assessora do vice-governador Carlos Almeida, que teria agredido duas jornalistas, nesta quarta, após pronunciamento presencial feito por ele, no Edifício Cristal Tower, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Ao final do pronunciamento de Almeida, houve um desentendimento entre as profissionais, que queriam fazer perguntas, e o vice-governador. Na oportunidade, elas teriam sido impedidas pela assessora de chegar próximo de Almeida com empurrões e beliscões.

Em apuração feita pelo próprio Governo do Amazonas, a assessora é uma sargenta da Polícia Militar (PM) que estava à disposição de Carlos Almeida. A nota oficial de afastamento da policial está sendo preparada e será divulgada nas próximas horas.

Compartilhe:
28/10/2020 - 15:50

‘Discretamente, vou começar a atuar nas campanhas’, diz Bolsonaro

Manaus | AM

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (28), que começará a atuar nas campanhas eleitoraos “discretamente”.

A declaração surgiu após ele comentar o apoio ao candidato Bruno Engler (PRTB), em Belo Horizonte.

Em Manaus, Bolsonaro já deu indícios de que apoio a candidatura de Alfredo Menezes, mesmo tendo Alberto Neto como vice-líder na Câmara.

Compartilhe:
28/10/2020 - 15:26

Forças federais irão atuar durante eleições no Amazonas

Manaus | AM | Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (27), o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições, no Amazonas. Soldados das Forças Armadas também serão enviados para localidades do Pará, Maranhão, de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins.

Os pedidos de envio de forças foram feitos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para garantir a normalidade da eleição. As 345 localidades que vão receber as tropas têm histórico de conflitos durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares.

Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

Compartilhe:
28/10/2020 - 14:13

Pleno do TJAM escolhe dois desembargadores para o TRE-AM

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou, nesta terça-feira (27/10), a escolha de dois membros substitutos do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe de magistrados – desembargador.

Os dois candidatos inscritos foram aclamados pelo plenário: Sabino da Silva Marques, para mais um biênio na Justiça Eleitoral, e Elci Simões de Oliveira, para a vaga atualmente ocupada pelo desembargador Jorge Manoel Lopes Lins.

Eleito para seu primeiro biênio, Elci Simões manifestou-se aos colegas: “Externo agradecimento pela honra e confiança na escolha de meu nome como suplente do TRE/AM, colocando-me à disposição para contribuir com a Justiça Eleitoral da minha terra”.

Compartilhe:
28/10/2020 - 11:44

Mesa da Câmara decide enviar caso Flordelis para Conselho de Ética

Manaus | AM | Agência Brasil

Por unanimidade, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (28), acatar os argumentos do corregedor da Casa, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) e encaminhar ao Conselho de Ética o caso da deputada Flordelis (PSD-RJ). Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. A parlamentar nega as acusações.

“A deputada não apresentou as provas contrárias àquilo que ela está sendo acusada. Nós julgamos (que houve) a quebra de decoro, então, demos seguimento ao processo para a Comissão de Ética, que vai fazer a análise sobre quais punições ela poderá ter. Isso não cabe à Corregedoria fazer”, explicou o corregedor da Câmara.

Com as atividades interrompidas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus, o início da análise do processo pela Comissão de Ética não será imediato. Ele ainda depende da aprovação do projeto de resolução (PCR 53/20) pelo plenário da Casa, que deverá ser pautado pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) na semana que vem.  Depois de instalado o Conselho de Ética, será sorteado um relator para o caso de Flordelis. Caso o colegiado decida pela cassação da parlamentar, a decisão deve ser referendada pelo plenário da Casa.

Compartilhe:
27/10/2020 - 16:12

STJ adia julgamento de recurso de Lula no caso tríplex

Manaus | AM

Previsto para ser julgado, nesta terça-feira (27), pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Lula (PT), no processo do tríplex do Guarujá – em que o petista foi condenado a 8 anos e dez meses, foi adiado.

A defesa do ex-presidente chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão do julgamento, mas o ministro Edson Fachin, relator da operação ‘Lava Jato’, na Corte, negou a liminar por não considerar ‘ilegalidade evidente no caso’.

Compartilhe:
27/10/2020 - 11:35

Tribunal de Contas do Amazonas analisa 33 processos, nesta quinta-feira

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgará, nesta quinta-feira (29), 33 processos, durante sessão que será realizada por meio do Plenário Virtual, a partir das 10h, pelo Facebook, Instagram e YouTube oficiais do órgão.

Dentre os processos, constam em pauta 12 prestações de contas de gestores e ex-gestores do Estado. Serão apreciadas as contas do ex-presidente da Câmara de São Paulo de Olivença, vereador Marcio Gonçalves Galhego e do vereador de Humaitá, Raimundo Santos Cruz, na época em que esteve na presidência da câmara, em 2016.

Serão julgados, ainda, quatro embargos de declaração, três representações de irregularidades, uma tomada de contas especial e uma arguição de inconstitucionalidade. Outros 12 recursos de revisão, ordinário e de reconsideração, nos quais gestores tentam modificar decisões desfavoráveis proferidas pela Corte, serão julgados pelo Pleno.

Compartilhe:
26/10/2020 - 22:13

Em nova pesquisa, 66% acham atual mandato de Arthur Neto regular e péssimo

Manaus | AM

Na pesquisa divulgada, nesta segunda-feira (26), pela Real Time Big Data e que trata sobre os candidatos à Prefeitura de Manaus, também foi feita a avaliação da gestão do prefeito Arthur Neto, que está no comando da capital do Estado há 8 anos.

De acordo com o levantamento feito com 500 pessoas, entre os dias 21 e 23 de outubro, 30% acreditam que o mandato atual de Arthur é ótimo ou bom, 33% acham regular e 33% acham ruim ou péssimo. Outros 4% não responderam.

A pesquisa aponta, ainda, que 50% aprovam o mandato de Arthur Virgílio contra 45% que desaprovam. Outros 5% não souberam responder.

Compartilhe: