AO VIVO
Executivo - 20 de fevereiro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Amom lança candidatura à prefeitura de Manaus na próxima sexta-feira

A decisão ocorre após o jovem deputado federal ter pedido tempo em reunião com o senador Plínio Valério (PSDB-AM) para uma resposta. PSDB e Cidadania, partido de Amom Mandel, formam uma federação

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) definiu que é pré-candidato à prefeitura de Manaus. O lançamento oficial será feito pelo parlamentar na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, após ele fazer uma avaliação envolvendo questões complexas e a necessidade de reconstruir apoios políticos após protagonizar fatos polêmicos.

No final da tarde desta terça-feira (20), o senador Plínio Valério (PSDB) revelou em uma rede social que teve um encontro com Amom Mandel, que o convidou para o evento de lançamento de sua pré-candidatura, que está marcado para ocorrer na sexta-feira.

“Hoje à tarde, no cafezinho do Senado, tive uma conversa política com o deputado Amon Mandel @eusouamom. Ele é pré-candidato a prefeito de Manaus e me convidou para o evento de lançamento de sua pré-candidatura, marcado para esta sexta-feira, dia 23.”, afirmou Plínio.

Em dezembro do ano passado, Amom Mandel havia declarado que não seria pré-candidato à prefeitura, causando especulações e surpresa na política local. Na ocasião, ele disse que nunca tinha lançado o seu nome oficialmente.

No entanto, ele apareceu como segundo colocado em todas as pesquisas realizadas em 2023, projetando uma disputa acirrada com o atual prefeito de Manaus, David Almeida, inclusive com a possibilidade de decisão em segundo turno.

No dia 10 de janeiro deste ano, em entrevista ao programa “Boa Noite, Amazônia”, o senador Plínio Valério, presidente estadual do partido PSDB no Amazonas, fez uma abordagem em relação à declaração original de Amom, interpretando-a como uma “jogada perigosa”.

No final da tarde do dia 11 de janeiro, Plínio Valério anunciou os desdobramentos de uma aguardada reunião com Amom sobre a questão das eleições de outubro. Foi definido na reunião que uma decisão final de Amom ficou marcada para o início de fevereiro, quando o parlamentar convocaria a imprensa para comunicar suas conclusões.

A questão da candidatura à prefeitura de Manaus na federação PSDB-Cidadania estava pendente até então.

“Eu mostrei ao Amom que, quando somos convocados para o campo de batalha, não podemos recuar, pois a história não perdoa os que fogem do desafio. No entanto, compreendo completamente a necessidade de pensar, refletir e decidir”, afirmou Plínio à imprensa após a reunião.

Embate com a polícia

No início de janeiro deste ano, Amom afirmou nas redes sociais que foi vítima de uma tentativa de intimidação após fazer uma denúncia grave contra a alta cúpula da Segurança Pública do Amazonas. Ele fez tais afirmações após ter o carro abordado por uma equipe da Rocam na zona Leste de Manaus.

Posteriormente, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, afirmou que o parlamentar havia criado uma cortina de fumaça com narrativas contra a SSP-AM. “E essa cortina de fumaça avança inclusive me atacando, dizendo que em algum momento seria criminoso ou algo do tipo.”, mencionou o coronel.

Em coletiva de imprensa no dia 6 de janeiro deste ano, Coronel Vinicius destacou que o deputado federal Amom Mandel agiu com abuso de autoridade e humilhou os policiais que estavam cumprindo seu dever naquela noite, aproveitando-se de seu cargo parlamentar. Na ocorrência, Amom chegou a dar voz de prisão para oficiais da PM e estava “intransigente”, segundo o secretário.

Na oportunidade, o secretário da SSP-AM reiterou seu compromisso com a transparência e a verdade dos fatos sem buscar criar um fato político.

#AmomMandel #Manaus #EleiçõesManaus #PSDB #Cidadania #PlínioValério #PolíticaAmazonas #SegurançaPública #Rocam #CoronelViniciusAlmeida #AbusoDeAutoridade #Polêmica #DecisãoPolítica

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/09
19:24

HOMENAGEM AO PGJ

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.

25/09
19:02

CONDEFESA AMAZÔNIA

Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.

18/09
12:47

COMITÊ CONTRA QUEIMADAS

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.

18/09
12:43

“CARREATA DA GRATIDÃO”

Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

Ver mais >>

Programas