AO VIVO
Legislativo - 03 de março de 2021
Foto:

PL que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em comércio avança na Câmara

Manaus-AM | O Projeto de Lei (PL) de nº 216/2020 de autoria dos vereadores Glória Carratte (PL) e Prof. Fransuá (PV), que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Manaus, com a finalidade de estimular o uso de sacolas reutilizáveis que não prejudiquem o meio ambiente, recebeu parecer favorável e foi […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM |

O Projeto de Lei (PL) de nº 216/2020 de autoria dos vereadores Glória Carratte (PL) e Prof. Fransuá (PV), que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Manaus, com a finalidade de estimular o uso de sacolas reutilizáveis que não prejudiquem o meio ambiente, recebeu parecer favorável e foi aprovado na manhã desta quarta-feira (3), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Após aprovação em plenário, o PL segue para tramitação na Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec).

De acordo com a autora, o PL tem o objetivo de tentar minimizar a poluição e a preservação do meio ambiente e da Amazônia, bem como diminuir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

“Não podemos esquecer que somos o pulmão do mundo. O Amazonas tem um destaque muito grande e não podemos esquecer de cuidar do meio ambiente, uma vez que a conscientização das pessoas é muito importante. No nosso estado chove demais e essas sacolas plásticas são extremamente prejudiciais. Meu objetivo é esse, contribuir com o meio ambiente. É um remédio amargo, mas é bom”, ressaltou a vereadora Glória Carratte.

O coautor da matéria, Professor Fransuá (PV) lembrou que projetos como esse já tramitam há muito tempo na capital e em outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo, já foram aprovados.

“Em outras cidades esses projetos foram aprovados pelo bem da sociedade. A lógica é a seguinte, ninguém dá sacola de plástico de graça, o empresário coloca no preço do produto o valor da sacola. A gente precisa ver que Manaus tem um enorme problema e nós podemos saldar essa dívida com a sociedade que é dificultar hoje, o lixo plástico nas nossas áreas verdes e igarapés”, enfatizou.

Demais parlamentares também contribuíram com a discussão da matéria durante a votação, como foi o caso do vereador Marcelo Serafim (PSB). Durante a fala, ele destacou a existência de legislações semelhantes em diversas cidades brasileiras.

“A consciência ambiental de uma criança é muito maior, do que a de uma pessoa da minha idade. É importante que a gente faça debates, discussões e que aprovemos o Projeto de Lei”, destacou Marcelo Serafim.

O vereador Diego Afonso (PSL), também participou do debate em plenário, ressaltando o benefício da matéria ao meio ambiente. “Se tivermos que fazer audiências públicas ou debater ainda mais, saio hoje convencido. Essa Casa precisa dar exemplos ao meio ambiente”, disse.

O PL ressalta que para o devido uso devem ser consideradas sacolas, aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o transporte de produtos e mercadorias em geral.

#sacolas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas