Além de Lula, a Coligação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) também foi multada por divulgação e impulsionamento na internet de propaganda eleitoral negativa
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Em um desfecho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Coligação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) foram multados em R$ 250 mil por impulsionamento de conteúdo negativo contra seu adversário Jair Bolsonaro (PL) durante a corrida eleitoral de 2022 na internet.
A decisão surgiu de uma ação que partiu de Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil (PL/Republicanos/Progressistas), que buscavam a reeleição. Durante a ação, alegou-se que um vídeo em que um locutor chama o ex-presidente de incompetente, mentiroso e desumano, impulsionado continha “graves difamações à honra e à imagem” do então presidente.
Os ministros do TSE, de forma unânime, seguiram o voto da relatora, Cármen Lúcia, durante um julgamento realizado no plenário virtual. Previamente, em 2022, o TSE já havia ordenado a retirada do vídeo. Nele, trechos das declarações de Lula durante a pandemia da Covid-19 eram intercalados com termos como “incompetente”, “mentiroso” e “desumano”.
Cármen Lúcia destacou que “o vídeo publicado no Youtube, através de impulsionamento, veiculava conteúdo negativo, transmitindo uma mensagem que, independentemente de sua veracidade, não favorecia o candidato à reeleição”.
As defesas de Lula e da Coligação Brasil da Esperança ainda podem recorrer da decisão no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF).
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário