Alessandra Campelo, presidente do Podemos no Amazonas, também empossou a pré-candidata Nath Nascimento na presidência do Podemos Mulher Manaus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A presidente do Podemos no Amazonas, deputada Alessandra Campelo, empossou a vereadora Yomara Lins na presidência da Executiva Municipal e a pré-candidata Nath Nascimento na presidência do Podemos Mulher Manaus. Com a presença do deputado Roberto Cidade (União Brasil), pré-candidato a prefeito de Manaus, o ato aconteceu na manhã deste sábado (11), no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Em sua fala no evento, Alessandra Campelo enfatizou que a chegada de Yomara e Nath às fileiras do partido fortalece a luta das mulheres em Manaus em agendas políticas que vão do combate à violência doméstica ao empreendedorismo. Nacionalmente, o Podemos é presidido pela deputada federal Renata Abreu (SP).
“A nossa ideia é trabalhar construindo políticas públicas, é trabalhar mobilizando as mulheres para termos mais mulheres na política não só em Manaus, mas em todo o País. E, principalmente, combater a violência, trabalhar para que a gente tenha mais creches para que essas mulheres possam estudar e trabalhar, trabalhar para que a gente tenha acesso a uma saúde de qualidade para nós mulheres e para os nossos filhos”, disse Alessandra Campelo.
A deputada, que dirige a Procuradoria Especial da Mulher da ALEAM, acredita que a nova composição feminina do Podemos vai colaborar com o empoderamento das mulheres. Para Alessandra, esse é um instrumento de combate aos relacionamentos abusivos, que são o início de ciclos de agressões, violência doméstica e feminicídio.
“Estamos trabalhando para que a mulher seja empoderada, que ela possa entrar no empreendedorismo, que ela possa entrar no mercado de trabalho, participando de cursos de capacitação porque a independência econômica é fundamental também para garantir à mulher o direito de poder sair de um relacionamento às vezes abusivo e que ela às vezes está presa por dependência econômica”, afirmou Campelo.
A vereadora Yomara Lins também falou sobre a posse na direção da Executiva Municipal do Podemos. “É com muita alegria e com muita responsabilidade que hoje assumo a presidência do Podemos Municipal e dizer que estou aqui disposta a trabalhar mais. Vim com vontade de trabalhar, mas vim também com vontade de ajudar toda a equipe para podermos fazer muito mais vereadores na câmara municipal”.
A apresentadora Nath Nascimento, que vem para sua segunda eleição, também falou de suas pautas prioritárias ao ser empossada na direção do Podemos Mulher Manaus. Em 2020, Nath não assumiu a vaga de vereadora por 30 votos apenas. Allan Campelo, com 4.401 votos, levou a melhor na ocasião. Ambos eram do PSC e agora estão juntos novamente no Podemos.
“Estou muito feliz e muito honrada por esse convite e por estar aqui no meio de mulheres tão maravilhosas”, disse Nath, em seguida fazendo coro ao discurso da deputada sobre a violência doméstica. “É absurdo o número de mulheres que sofrem violência doméstica e muitas vezes ela não sai de casa porque não tem dinheiro, não tem como se sustentar. Então a gente precisa olhar com mais cuidado, não só para as mulheres, mas também para as nossas crianças porque todos os dias a gente mostra o quanto o número de estupros está alto”, concluiu Nascimento.
O deputado Roberto Cidade enalteceu a força das mulheres no Podemos. O pré-candidato a prefeito de Manaus disse que acredita que a participação das mulheres na política melhora a elaboração das leis e execução das políticas públicas. “Contem comigo para fortalecermos cada vez mais as políticas públicas voltadas às mulheres no nosso Amazonas”, disse Cidade.
*Com informações da assessoria
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário