AO VIVO

Virrosas é homenageada na Aleam por mais de um século de atuação contínua

Por propositura do deputado estadual Adjuto Afonso, os representantes da Fábrica Virrosas participaram de uma sessão especial, nesta quinta-feira (24), no Plenário Ruy Araújo. A empresa foi homenageada com uma placa e seus colaboradores mais antigos com diplomas pela contribuição à economia do estado a partir da produção ininterrupta e da geração de centenas de […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Por propositura do deputado estadual Adjuto Afonso, os representantes da Fábrica Virrosas participaram de uma sessão especial, nesta quinta-feira (24), no Plenário Ruy Araújo. A empresa foi homenageada com uma placa e seus colaboradores mais antigos com diplomas pela contribuição à economia do estado a partir da produção ininterrupta e da geração de centenas de empregos diretos e indiretos.

A empresa iniciou suas operações em 1913, no térreo da casa do português Virgílio e da esposa, a espanhola Sabina Rosas, que ficava na Rua Miranda Leão. Posteriormente, teve novas sedes até chegar a instalação atual, no bairro da Compensa.

virro

Fabricava licores e conhaques. A matéria-prima era importada da Europa. Os vinhos oriundos de Portugal vinham em barris, confeccionados em madeira de Carvalho, de 400 litros. Como os barris não tinham como retornar para a Europa, Virgílio Rosas teve a ideia de usá-los como equipamentos para produção de vinagre. Da inventividade para o reaproveitamento, nasceu a tradição de produção de vinagre com a marca de Virgílio Rosas.

O deputado Adjuto Afonso elogiou o forte comprometimento da empresa com a sociedade amazonense e pelo fato de ter se consolidado como a preferida da população. “Eu nem sei se tem outra marca de vinagre no mercado. Só lembro da Virrosas a minha vida inteira aqui no nosso estado. Espero que voltemos aqui para celebrar, 111, 112 anos e que ela seja eterna pelo bem que gera”, destacou Adjuto.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, afirmou que o sucesso contraria os próprios conceitos de administração moderna. “Ela quebra o paradigma de que empresa familiar não ultrapassa a segunda geração. A Virrosas está na quarta geração produzindo com eficiência. A evolução dela é motivo de orgulho por ser uma empresa genuinamente amazonense a completar este ciclo todo”, falou categórico.

O empresário e ex-secretário de Fazenda Isper Abrahim Lima uniu-se a dezenas de autoridades e de empresários que participaram do evento no sentido de reconhecer a luta dos persistentes empreendedores. “Somente com muita garra e determinação é possível superar as dificuldades que são dificílimas. Completar 110 anos com uma vasta linha de produtos e sendo gerenciada pela mesma família, merece nossos parabéns”, elogiou o empresário Isper Abrahim.

Social e evolução

Durante a pandemia, quando o álcool se tornou escasso e a Covid-19 ameaçava a vida de milhões de amazonenses, a Virrosas teve um papel fundamental no combate à proliferação do coronavírus. Dentre os produtos comercializados pela empresa está o álcool 70%, que reduz a transmissão do agente infeccioso. Na época, pelo excesso de consumo, ele desapareceu das prateleiras e o que era encontrado, normalmente, estava com o preço hiperinflacionado.

“Tínhamos pedido nossa primeira remessa de álcool em gel 70%. E, quando ela chegou a Manaus, havia uma grande correria pelo produto. Disponibilizamos para as redes de supermercados com o mesmo valor da aquisição. Paralelo a isso, a Virrosas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com o Corpo de Bombeiros, além do grupo Atem, contribuiu com a produção e doação de álcool para hospitais e pessoas de baixa renda no período mais crítico de contaminação pelo coronavírus”, relembrou Pedro Monteiro, diretor da Virrosas.

O empresário, representante da quarta geração da família, foi enfático durante o discurso ao garantir que a empresa está preparada para superar e vencer os novos desafios. “Atualmente, a empresa produz 20 itens e, até o final de 2024, irá triplicar o mix de produtos. A Virrosas está presente nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. O plano de expansão prospecta atendimento futuro das demais regiões brasileiras e até do mercado internacional por meio da exportação”, declarou.

Pedro também destacou as diretrizes que movem o empreendimento. “Nossa empresa chegou aos 110 anos buscando sempre aprimorar suas instalações, processos, investindo na equipe e, acima de tudo, focando na qualidade dos produtos e bem-estar dos nossos consumidores. Temos uma marca a zelar e ainda temos muito para crescer e se Deus permitir muitos centenários para próximas gerações celebrarem”, finalizou.

Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas