AO VIVO

Virrosas é homenageada na Aleam por mais de um século de atuação contínua

Por propositura do deputado estadual Adjuto Afonso, os representantes da Fábrica Virrosas participaram de uma sessão especial, nesta quinta-feira (24), no Plenário Ruy Araújo. A empresa foi homenageada com uma placa e seus colaboradores mais antigos com diplomas pela contribuição à economia do estado a partir da produção ininterrupta e da geração de centenas de […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Por propositura do deputado estadual Adjuto Afonso, os representantes da Fábrica Virrosas participaram de uma sessão especial, nesta quinta-feira (24), no Plenário Ruy Araújo. A empresa foi homenageada com uma placa e seus colaboradores mais antigos com diplomas pela contribuição à economia do estado a partir da produção ininterrupta e da geração de centenas de empregos diretos e indiretos.

A empresa iniciou suas operações em 1913, no térreo da casa do português Virgílio e da esposa, a espanhola Sabina Rosas, que ficava na Rua Miranda Leão. Posteriormente, teve novas sedes até chegar a instalação atual, no bairro da Compensa.

virro

Fabricava licores e conhaques. A matéria-prima era importada da Europa. Os vinhos oriundos de Portugal vinham em barris, confeccionados em madeira de Carvalho, de 400 litros. Como os barris não tinham como retornar para a Europa, Virgílio Rosas teve a ideia de usá-los como equipamentos para produção de vinagre. Da inventividade para o reaproveitamento, nasceu a tradição de produção de vinagre com a marca de Virgílio Rosas.

O deputado Adjuto Afonso elogiou o forte comprometimento da empresa com a sociedade amazonense e pelo fato de ter se consolidado como a preferida da população. “Eu nem sei se tem outra marca de vinagre no mercado. Só lembro da Virrosas a minha vida inteira aqui no nosso estado. Espero que voltemos aqui para celebrar, 111, 112 anos e que ela seja eterna pelo bem que gera”, destacou Adjuto.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, afirmou que o sucesso contraria os próprios conceitos de administração moderna. “Ela quebra o paradigma de que empresa familiar não ultrapassa a segunda geração. A Virrosas está na quarta geração produzindo com eficiência. A evolução dela é motivo de orgulho por ser uma empresa genuinamente amazonense a completar este ciclo todo”, falou categórico.

O empresário e ex-secretário de Fazenda Isper Abrahim Lima uniu-se a dezenas de autoridades e de empresários que participaram do evento no sentido de reconhecer a luta dos persistentes empreendedores. “Somente com muita garra e determinação é possível superar as dificuldades que são dificílimas. Completar 110 anos com uma vasta linha de produtos e sendo gerenciada pela mesma família, merece nossos parabéns”, elogiou o empresário Isper Abrahim.

Social e evolução

Durante a pandemia, quando o álcool se tornou escasso e a Covid-19 ameaçava a vida de milhões de amazonenses, a Virrosas teve um papel fundamental no combate à proliferação do coronavírus. Dentre os produtos comercializados pela empresa está o álcool 70%, que reduz a transmissão do agente infeccioso. Na época, pelo excesso de consumo, ele desapareceu das prateleiras e o que era encontrado, normalmente, estava com o preço hiperinflacionado.

“Tínhamos pedido nossa primeira remessa de álcool em gel 70%. E, quando ela chegou a Manaus, havia uma grande correria pelo produto. Disponibilizamos para as redes de supermercados com o mesmo valor da aquisição. Paralelo a isso, a Virrosas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com o Corpo de Bombeiros, além do grupo Atem, contribuiu com a produção e doação de álcool para hospitais e pessoas de baixa renda no período mais crítico de contaminação pelo coronavírus”, relembrou Pedro Monteiro, diretor da Virrosas.

O empresário, representante da quarta geração da família, foi enfático durante o discurso ao garantir que a empresa está preparada para superar e vencer os novos desafios. “Atualmente, a empresa produz 20 itens e, até o final de 2024, irá triplicar o mix de produtos. A Virrosas está presente nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. O plano de expansão prospecta atendimento futuro das demais regiões brasileiras e até do mercado internacional por meio da exportação”, declarou.

Pedro também destacou as diretrizes que movem o empreendimento. “Nossa empresa chegou aos 110 anos buscando sempre aprimorar suas instalações, processos, investindo na equipe e, acima de tudo, focando na qualidade dos produtos e bem-estar dos nossos consumidores. Temos uma marca a zelar e ainda temos muito para crescer e se Deus permitir muitos centenários para próximas gerações celebrarem”, finalizou.

Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas