AO VIVO

Veto a lei que proíbe ridicularização de crenças cristãs no Amazonas é derrubado na Assembleia Legislativa

A derrubada do veto a Projeto de Lei (PL) de Débora Menezes, foi baseada em diversos argumentos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) rejeitou, nesta quinta-feira (21), o veto do governador Wilson Lima (União Brasil) a um Projeto de Lei aprovado pela Casa. O projeto, apresentado pela deputada Débora Menezes (PL), tem como objetivo proibir a sátira, ridicularização e menosprezo dos dogmas e crenças da religião cristã no estado do Amazonas. A norma proposta pela parlamentar prevê que quem desobedecer a lei estará sujeito a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 500 mil.

Os deputados aprovaram essa proposta em 5 de julho, mas o governador a vetou em 27 de julho. O deputado Wilker Barreto (Cidadania), relator do parecer contrário à manutenção do veto, argumentou que não identificou qualquer inconstitucionalidade na matéria.

A derrubada do veto foi baseada em diversos argumentos:

Respeito à liberdade religiosa

É defendido que a legislação visa garantir o respeito à liberdade religiosa, protegendo as crenças e dogmas da religião cristã contra práticas que possam ser consideradas ofensivas e desrespeitosas. Isso se enquadra no princípio constitucional da liberdade religiosa.

Preservação da harmonia social

Também foi argumentado que a proibição da sátira, ridicularização e menosprezo das crenças religiosas visa preservar a harmonia social e evitar conflitos baseados em diferenças religiosas. Isso é importante para manter a paz e a coesão dentro da sociedade.

Respeito à diversidade religiosa

Argumentou-se ainda que o Amazonas é uma região com grande diversidade de crenças religiosas, incluindo uma população significativa de cristãos. Portanto, a legislação busca garantir que todas as religiões sejam tratadas com respeito e igualdade.

Defesa da autora da matéria

Conforme a deputada Débora Menezes, o projeto foi criado para proteger as crenças cristãs de excessos e ataques frequentes, garantindo o respeito a essas crenças e promovendo um ambiente de respeito mútuo entre todas as religiões.

“O projeto foi proposto devido a alguns excessos que vêm acontecendo, que vêm afrontando os cristãos, os símbolos cristãos, os dogmas, as crenças. E o objetivo do projeto, de se criar uma lei específica, é toda vez que existe esse excesso. E esse excesso, ele vem para proteger algo que já está assegurado, mas a gente precisa positivar toda vez que tem um excesso. E em relação à religião cristã, a gente vê esses ataques de forma constante, muitas vezes com uma desculpa de ser algo cultural e que não é. E o que a gente quer, na verdade, é um respeito às nossas crenças, aquilo que a gente acredita, porque assim, numa sociedade de respeito, todas as outras religiões também serão respeitadas.”, esclareceu.

Procedimento

Após a derrubada do veto do governador pelo legislativo estadual, o próximo passo é a promulgação da lei pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. Uma vez promulgada, a lei entrará em vigor e deverá ser aplicada de acordo com seus termos e disposições.

 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas