Projeto do vereador Peixoto visa a conscientização, prevenção e o combate à prática do bullying na internet
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
LEGISLATIVO |
Está sendo discutido na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n⁰. 593/ 2021, de autoria do vereador Peixoto, líder do Pros na Casa. O PL institui o dia 3 de agosto como o “Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying”, com o objetivo de conscientização, prevenção e combate à prática do crime.
O projeto foi deliberado durante o pequeno expediente da Casa, na última quarta-feira (15/02), e recebeu parecer favorável dos vereadores. Para o autor do projeto, a ideia é popularizar o termo que, apesar de ter ganhado destaque, ainda faz-se necessário ampliar o debate e, assim, impulsionar uma maior conscientização.
“O cyberbullying é real, é perigoso, gera efeitos graves às vítimas e necessita ser falado entre crianças e adolescentes e entre os pais. É necessário combater e só através do conhecimento é possível identificar o ato do crime e, em especial, ajudar quem está sendo vítima”, justifica Peixoto.
Uma pesquisa realizada pela Microsoft demonstrou que 43% dos brasileiros já se envolveram com a prática de bullying pela internet. Já o Instituto de Pesquisa Ipsos aponta que o Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes. Especialistas indicam a educação e conscientização do fato como formas de trabalhar vítimas e agressores e assim combater a prática de tal crime.
“A internet é, sem dúvida, uma das tecnologias mais interessantes e que é aliada ao trabalho e à educação, mas assim como tudo, sem controle ou em excesso, pode trazer consequências desastrosas. E como parlamentar, como representante do povo, o que posso fazer para contribuir com a melhora da sociedade é propor leis de conscientização e combate. Esta é a ideia do projeto”, enfatiza o vereador.
Com a aprovação em plenário, o PL segue agora para a 4ª Comissão de Educação.
Sobre Cyberbullying
O Cyberbullying é o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou um grupo, com a intenção de prejudicar, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.
A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.
Com informações de Assessoria*
Foto: Divulgação
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário