AO VIVO
Legislativo - 21 de junho de 2021
Foto:

Vereador pede recontratação de profissional autista demitido de cargo na Sejusc

Manaus-AM-  Após a exoneração de Mateus Nogueira, profissional de comunicação autista, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o vereador Rodrigo Guedes (PSC), como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), pediu a recontratação do rapaz na secretaria, no domingo (20/6). De acordo com o parlamentar, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM-  Após a exoneração de Mateus Nogueira, profissional de comunicação autista, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o vereador Rodrigo Guedes (PSC), como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), pediu a recontratação do rapaz na secretaria, no domingo (20/6). De acordo com o parlamentar, a contratação de Mateus é um símbolo de inclusão profissional importante para as Pessoas com Deficiência (PCD).

“Sabemos que cargos de comissão são de livre nomeação e exoneração, não precisando alegar, sob o ponto de vista da lei, nenhum motivo para que o ato administrativo, porém o fato de este cargo ser ocupado por um PCD era simbólico como ato de inclusão, assim como sua exoneração e não substituição por PCD, exclusão. Não significa que ele não poderia nunca ser exonerado, mas se o fosse, seria ideal que fosse nomeado outro PCD para que não se diminuísse o espaço profissional ocupado por PCDs no mercado de trabalho, mas, como se trata de um talentoso profissional, o ideal é que ele retorne”, afirmou Rodrigo Guedes.

O vereador Rodrigo Guedes ressaltou que tem lutado durante seu mandato para garantir a inclusão cada vez maior dos PCDs na sociedade manauara, inclusive profissionalmente, um ponto tão importante para este grupo. Um exemplo disso, são as proposições legislativas para garantir a oferta de 10% dos cargos comissionados na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e na Prefeitura de Manaus aos PCDs.

De acordo com o parlamentar, a exoneração do profissional com autismo, por mais técnica que seja, não deve suprimir o espaço ocupado por um PCD na pasta cuja principal missão é a cidadania e a inclusão.

“Como Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, peço que seja revista a exoneração do Mateus. Isso seria um grande gesto para todos que sonham e lutam por inclusão. Ou, se não houver condições técnicas e profissionais de o Mateus ficar no cargo, que seja substituído por outro PCD, não seja suprimido o espaço que há tanta luta e sonhos para que estes ocupem”, defendeu o parlamentar.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas