Enquanto o estado luta contra uma crise de qualidade do ar devido às queimadas e fumaça recorde, alguns representantes políticos do Amazonas no Congresso Nacional parecem estar em silêncio diante do problema grave
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Enquanto a capital Manaus e outros municípios amazonenses lutam contra uma crise de qualidade do ar sem precedentes devido às queimadas na região e fumaça recorde, alguns representantes políticos do Amazonas no Congresso Nacional parecem estar em silêncio diante do problema que afeta gravemente a saúde e o bem-estar da população. Nas redes sociais dos membros da bancada federal, incluindo Átila Lins (PSD) e Sidney Leite (PSD), bem como dos senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), não foram encontradas postagens relacionadas à situação da fumaça na cidade.
As mais recentes publicações do deputado federal Átila Lins (PSD) estão relacionadas aos recursos destinados para combater a estiagem severa que afeta o Amazonas.
Por outro lado, seu colega, Sidney Leite (PSD), fez uma postagem destacando o prestígio do evento Expomanacá, que está ocorrendo neste fim de semana em Manacapuru (AM).
Vale ressaltar que o prefeito Beto D’Ângelo (PV) alocou cerca de R$ 490 mil para a contratação do cantor ‘Zé Vaqueiro’, mesmo que a cidade esteja incluída na lista de municípios em situação de alerta devido à estiagem severa.
Plínio Valério (PSDB) compartilhou, em suas últimas postagens, celebrações pelo Dia das Crianças e a notável conquista do Amazonas, que em apenas quatro anos de existência, assegurou sua posição na Série B do Campeonato Brasileiro.
Omar Aziz (PSD), por sua vez, fez uma postagem motivacional sobre ‘desafios inesperados durante sua jornada de representação do Amazonas’ e celebrou o Dia das Crianças.
Os políticos Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Adail Filho (Republicanos), Fausto Júnior (União), Saullo Vianna (União), Silas Câmara (Republicanos) e Eduardo Braga (MDB) demonstraram solidariedade com a população e exigiram ações urgentes e mais eficazes para lidar com a crise.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) chegou a postar o requerimento de informação para que a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, prestasse informações a respeito das queimadas no Amazonas. Segundo o parlamentar, o ‘silêncio foi a resposta’.
Fumaça e risco à vida
A cidade de Manaus tem enfrentado um aumento alarmante nos níveis de poluição do ar, com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrando um recorde de focos de calor nas últimas semanas.
De acordo com informações do World Air Quality Index, Manaus registrou níveis de qualidade do ar entre os piores do mundo, o que representa uma ameaça real à saúde pública.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário