Therezinha Ruiz tem uma longa trajetória na atuação, principalmente, na educação do estado e dever um nome para concorrer nas eleições deste ano
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A secretaria-geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UGP-Padeam2) , Therezinha Ruiz, que não se reelegeu como deputada estadual nas eleições de 2022, se filiou ao União Brasil, partido comandado pelo governador Wilson Lima. Ela deve ser uma das que irá disputar uma vaga à Câmara Municipal de Manaus (CMM), neste ano.
A ex-deputada estadual publicou no Instagram, que se filiou ao partido. No post, neste sábado (6), ela aparece ao lado do governador e presidente da sigla no Amazonas, Wilson Lima, e também do presidente Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pré-candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade.
Uma das mulheres reconhecidas por sua atuação significativa na política local, especialmente em projetos voltados para a área da educação, Therezinha Ruiz é uma das apostas da sigla, que planeja conquistar uma bancada forte de vereadores na CMM, que hoje conta com quatro vereadores, um deles o presidente da Casa, vereador Caio André, filiado esta semana.
“Ontem demos um novo passo! Um passo de união, comprometimento e coragem para com nosso Amazonas. Escolho caminhar ao lado de pessoas comprometidas, que compartilham dos mesmos valores e princípios que eu. Acredito no poder da colaboração, da lealdade e do respeito mútuo para alcançarmos nossos objetivos comuns”, escreveu ela.
Vale lembrar que Therezinha Ruiz já foi vereadora na 16° Legislatura (2013-2016) e 17° Legislatura (2017-2020), além de ter ocupado uma, das 24 cadeiras, na Aleam de 2007 a 2010, eleita pelo PL (Partido Liberal).
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário