Audiência acontecerá no próximo dia 22 e contará com a participação do prefeito de Autazes, município com reservas de silvinita
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O plenário do Senado Federal realizará, no próximo dia 22 (quarta-feira), uma audiência pública para discutir os potenciais entraves da exploração de potássio no Brasil. A audiência, solicitada pela senadora Tereza Cristina (PP- PS) por meio de requerimento, contará com a presença de representantes do setor de fertilizantes, tanto do mercado como de associações, além do prefeito do município de Autazes, localizado a 113 quilômetros de Manaus, no Amazonas, Andresson Cavalcante (União Brasil).
A confirmação da presença do prefeito de Autazes foi feita pelo próprio gestor durante uma reunião com líderes e representantes de comunidades indígenas do município, no início da tarde desta quinta-feira (9). “Eu recebi o convite ontem e, no próximo dia 22, participarei uma audiência pública no Senado Federal da República pra conversar sobre o projeto potássio. Olha a dimensão disso, né? Então, dia 22, estarei em Brasília às 9h da manhã, no plenário do Senado, para participar de uma audiência pública exatamente sobre o projeto potássio e eu farei uma live, um pronunciamento na rede social para que o povo de Autazes tome conhecimento”, disse Andresson.
Principalmente empregado como fertilizante agrícola, o potássio constitui, junto com nitrogênio e fósforo, a essência da adubação adotada nas plantações de grãos. Entretanto, entre esses três elementos, o potássio é o mais vinculado à importação. O Brasil adquire de outras nações cerca de 80% do volume consumido anualmente de fertilizantes, segundo o secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Vitor Eduardo de Almeida Saback, a afirmação foi feita durante uma sessão de debate no plenário do Senado com o tema “Os fertilizantes no Brasil”.
Maiores jazidas do mundo
Autazes possui uma das maiores reservas de potássio do mundo, com mais de 170 milhões de toneladas de cloreto de potássio, conforme aponta a pesquisa mineral realizada pela empresa Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash. Essa reserva apresenta um potencial significativo de expansão, podendo atender até 50% do consumo brasileiro até o ano de 2030.
Foto: Divulgação
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário