O deputado está cada vez mais próximo do prefeito e se distanciando do grupo político do governador Wilson Lima, presidente do União Brasil, na qual ele é filiado.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Saullo Vianna, deputado federal pelo União Brasil, rompeu, aparentemente, com o grupo político do governador Wilson Lima, presidente estadual da sigla. Essa mudança é evidenciada pelo crescente envolvimento de Vianna em eventos ao lado do prefeito David Almeida (Avante) e sua recente participação como “garoto propaganda” das inaugurações municipais.
Por exemplo, nesta quinta-feira (2), o parlamentar participou da inauguração da quarta unidade do programa Prato do Povo, em Manaus. Nas redes sociais, Vianna compartilhou um vídeo no qual discute o programa, destacando sua parceria com a Prefeitura e o uso de emendas parlamentares.
“Tenho muito orgulho de poder ajudar o prefeito David Almeida a implementar esse importante projeto que beneficiará a população, que infelizmente ainda sofre com a fome em Manaus. Com emendas que destinei à Prefeitura de Manaus, poderemos inaugurar 10 unidades como esta, cada uma servindo mil refeições diariamente”, afirmou Vianna sobre a inauguração.
Vianna, eleito com o suporte do União Brasil e ainda filiado à legenda, agora parece alinhado ao grupo político do senador Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que apoiam David Almeida como candidato natural à prefeitura da capital.
O afastamento de Vianna do grupo de Wilson Lima começou durante seu primeiro ano como parlamentar em Brasília e se intensificou no final de 2023 e início de 2024, quando ele passou a se engajar em atividades ao lado do prefeito e a destinar emendas para a Prefeitura.
Essa aproximação ficou ainda mais evidente com a nomeação de Dermivânia Mendonça de Melo Rayol, conhecida como “Dermi Rayol”, ex-chefe de gabinete de Vianna, para assumir a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Prefeitura de Manaus, em 11 de abril.
Vale ressaltar que Wilson Lima apoia o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), como seu pré-candidato a prefeito de Manaus. Portanto, se estivesse verdadeiramente próximo do governador, Vianna estaria ao lado de Cidade, que é seu correligionário.
Além disso, em 10 de abril, o governador exonerou Maricília Teixeira da Costa do cargo de secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), tendo conexões com o deputado estadual Saullo Vianna. Essa exoneração ocorreu durante movimentações políticas de Vianna.
O alinhamento de Vianna a David Almeida, entretanto, pode configurar “infidelidade partidária”, uma vez que, ainda filiado ao União Brasil, ele não pode pedir votos para David, já que a sigla terá um candidato próprio.
https://www.instagram.com/reel/C6eYdkkLWSv/?igsh=cnhmNXBqOW5nZW9t
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário