AO VIVO
Legislativo - 23 de abril de 2024
Foto: Reprodução/ Rede social

Sassá gera polêmica ao dizer que vereadores contrários a empréstimo não podem cobrar Prefeitura

A fala foi rebatida por outros vereadores da CMM, um deles foi Marcelo serafim que disse que votou contra, mas irá cobrar obras, sim.

Por: Da Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O vereador Sassá da Construção (PT) disse, nesta terça-feira (23), que os vereadores que votaram contra o projeto que autoriza a prefeitura de Manaus a emprestar R$ 580 milhões do Banco do Brasil, não tem direito de cobrar nada. A fala não foi bem vista por Marcelo Serafim (PSB), que rebateu o colega.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na segunda-feira (22), o PL 69/2024 que voltou para votação dos vereadores após reajuste no documento sobre garantias do empréstimo. E desde então, o tema tem gerado discussões calorosas na Casa Legislativa, desta vez foi entre Marcelo e Sassá, que mais uma vez trocaram alfinetadas.

“Tem vereador aqui que vossa excelência não pode cobrar, porque você não votou a favor do empréstimo. Você não pode cobrar. Agora quem tem que cobrar aqui é eu (SIC) e vários que votaram aqui. Eu vou cobrar porque eu votei. Agora aqueles que não votou (SIC) não podem cobrar não. ‘Ah, as ruas não foram feitas, tu votou no empréstimo? Se você não votou, fica calado”, discursou ele.

A fala do petista foi rebatida por Marcelo, que chamou de “lamentável” as palavras de Sassá, que é da base aliada o prefeito David Almeida (Avante). O vereador disse, que apesar de ter votado contra a autorização do empréstimo, respeita a opinião do colega, mas iria cobrar e fiscalizar, sim.

“Não quer escutar e respeitar o debate democrático, entendo que é importante a opinião e a posição dele, mas agora dizer que quem votou contrariamente ao empréstimo não pode fiscalizar e cobrar, é uma lamentável afirmação e quero, obviamente, contestar, porque eu votei contra o empréstimo e vou cobrar”, rebateu.

A fala de Serafim foi acolhida pelo colega William Alemão (Cidadania), ele por sua vez, disse que o vereador Sassá “está há três anos atrasado em cobrar as obras prometidas no primeiro empréstimo, em 2021, que não foram feitas pela prefeitura de Manaus.

Estabelecido pela Constituição Federal, os vereadores têm duas responsabilidades fundamentais. Em primeiro lugar, têm o dever de legislar, ou seja, criar as leis municipais que regulam diversos aspectos da vida na cidade, desde questões urbanísticas até políticas de saúde e educação.

Essa função legislativa permite que os representantes eleitos atendam às necessidades específicas da comunidade que representam, adaptando as leis conforme as demandas e realidade do local e região.

Além disso, os vereadores têm a importante função de fiscalizar as ações do Poder Executivo municipal, o que inclui a gestão da Prefeitura Municipal. Essa fiscalização visa garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.

Além de verificar a legalidade e a legitimidade das políticas e projetos executados pela administração municipal. Ao exercer essa função de fiscalização, os vereadores representam os interesses da população, assegurando que o governo local esteja agindo em consonância com os princípios democráticos e atendendo aos anseios dos cidadãos.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas