O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Roberto Cidade (UB), propôs a realização de uma Audiência P ública com representantes da Prefeitura de Presidente Figueiredo, da Eletrobras Amazonas Energia e comunitários para tratar sobre a abertura das comportas da hidrelétrica de Balbina e os possíveis danos que isto pode causar aos moradores do entorno da usina.
O presidente propôs, ainda, a visita dos deputados estaduais ao município para conhecer de perto as propostas apresentadas pela prefeitura municipal e pela concessionária de energia. “Acompanho com preocupação o que está acontecendo na hidrelétrica de Balbina, onde a abertura ou não das comportas virou uma disputa judicial entre a prefeitura e a Amazonas Energia. Nesta segunda-feira (11) estava conversando com interlocutores e uma liderança me questionou muito em relação a esse imbróglio. As notícias que recebo de Presidente Figueiredo, principalmente do meu amigo ex-vereador Ricelli Pontes, é que não é preciso abrir as comportas porque há dois segradouros que podem diminuir as águas. De qualquer forma é preocupante o que está acontecendo, se não houver uma decisão em breve podemos ver cenas lamentáveis”, alertou.
Roberto Cidade alertouque as comunidades ao longo do Ramal da Morena e do Rio Uatumã, além dos moradores ao longo dos rios Macaca-Boia, Bela-Vista e Maracarana, entre outras comunidades próximas, podem ser prejudicadas se o impasse se mantiver por mais tempo.
As comportas da hidrelétrica de Balbina deveriam ter sido parcialmente abertas no dia 7 de abril. No entanto, a Prefeitura de Presidente Figueiredo recorreu na Justiça e a abertura das comportas foi suspensa. Desde então, técnicos da Eletrobras Amazonas Energia e funcionários da hidrelétrica monitoram o nível do reservatório porque há risco de rompimento da barragem e inundação de grandes áreas, inclusive de áreas ocupadas.
Deixe um comentário