AO VIVO
Legislativo - 15 de novembro de 2023
Foto: Reprodução

Queda de braço com Caio André pode fazer David Almeida repensar estratégias de reeleição

‘Climão’ entre parlamentares da Câmara e David Almeida também pode impactar estratégias para o pleito de 2024, avaliou cientista político

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) tem enfrentado uma série de desafios que levantam questões sobre o impacto desses eventos em sua possível reeleição no pleito de 2024. Na semana passada, o prefeito ‘trocou farpas’ com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), após a rejeição de um empréstimo de R$ 600 milhões.

Segundo o cientista político Afrânio Soares, sobre a política atual em Manaus, o cenário é de estratégias. Ele descreve a situação como uma “queda de braço” entre Almeida e o presidente da Câmara, Caio André (PSC). A luta pelo poder e influência se estende além dos indivíduos envolvidos para incluir os grupos políticos mais amplos que eles representam.

Soares observa, ainda, que esta disputa pode ser vista como uma luta entre o grupo do governador e o grupo do prefeito. Isso sugere que as tensões atuais podem ser sintomáticas de divisões mais profundas dentro da política local. A dinâmica do poder em jogo é complexa e as implicações para o futuro político de Manaus são significativas. “O vereador Caio André, eu acho que é uma queda de braço entre o presidente da Câmara e o prefeito, que na verdade é uma queda de braço num sentido maior, né. Entre o grupo do governador e o grupo do prefeito”, enfatizou.

Ainda é cedo para dizer se essa disputa está manchando a reputação de Almeida, de acordo com Soares. No entanto, ele sugere que o conflito pode levar o prefeito a repensar seu planejamento futuro. Isso pode implicar uma mudança de estratégia ou uma reavaliação de suas alianças políticas.

‘Quebra’ na aliança com Lima

Soares também apontou para uma mudança na paisagem política. Antes, havia um consenso em torno do prefeito, com todos, incluindo o governador, apoiando-o. No entanto, agora parece que quase todos estão contando com a situação do lançamento da pré-candidatura do deputado Roberto Cidade. Isso sugere uma mudança no equilíbrio do poder e pode ter implicações para a reeleição de Almeida.

Em última análise, Soares destaca que a situação atual é uma “queda de braço” e que o resultado final ainda está para ser determinado. Isso sugere que a política de Manaus está em um estado de fluxo, com o resultado desta disputa tendo o potencial de remodelar o cenário político da cidade. A análise de Soares oferece uma visão valiosa das complexidades da política local e das implicações potenciais para o futuro de Manaus.

“E ainda não dá pra dizer que isso tá manchando a reputação, dá pra esperar um pouco aí essa onda, mas eu acho que é um… vamos dizer assim, é um movimento que pode talvez isolar, ou pelo menos fazer o prefeito repensar o seu planejamento futuro, né, ou seja, o prefeito antes tinha praticamente um consenso, todos estavam com ele, incluindo o governador, e nesse momento parece que quase todos contam, devido a essa situação do lançamento da pré-candidatura do deputado Roberto Cidade. Então, acho assim, essa é uma queda de braço, que a gente tem que ver no final como é que vai ficar”, avaliou.

#CMM eleições 2024 #Caio André Camara Municipal de Manaus #Wilson Lima #Roberto Cidade David Almeida

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas