AO VIVO
Legislativo - 10 de agosto de 2021
Foto:

Professor Samuel manifesta apoio ao voto impresso: “Uma ratificação, não retrocesso”

Manaus-AM- Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (10/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Professor Samuel (PL) elencou transparência e direito como justificativa para aprovação do voto impresso auditável que será votada nesta terça-feira, depois de ser reprovada na comissão especial da Câmara na quinta-feira (05/8). “Para quem fala que a democracia está […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM- Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (10/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Professor Samuel (PL) elencou transparência e direito como justificativa para aprovação do voto impresso auditável que será votada nesta terça-feira, depois de ser reprovada na comissão especial da Câmara na quinta-feira (05/8).

“Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo do que a comprovação de que seu voto está correto. Não estamos falando sobre o fim das urnas eletrônicas, mas, sim, sobre a ratificação do seu voto.”

A Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório a comprovação do voto está na pauta de votação do plenário da incluída pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Passados 25 anos da estreia das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras, a PEC acrescenta o parágrafo 12 ao art. 14, da Constituição Federal, dispondo que, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.

Votação

Com a análise em plenário, a PEC do Voto Impresso precisa ser aprovada por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Caso seja rejeitada, a matéria será arquivada.

Se a proposta for aprovada pela Câmara, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

Para atender os critérios básicos de funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem, a escola tem capacidade para atender 1.200 alunos da educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e anos finais.

“Com o retorno das aulas existe a necessidade dessa de fiscalizar as escolas que passaram por mais de 18 meses fechadas e entregar novas unidades de ensino, que tem siso um símbolo da administração do Prefeito David Almeida, com muito esforço e trabalho. A escola Divino Pimenta, teve 20 salas construídas, uma quadra poliesportiva, salas administrativas, refeitório, depósitos, estação de tratamento de esgoto, poço artesiano, banheiros, além de plataforma elevatória de acessibilidade. Tudo isso para dar um ensino de qualidade para nossas crianças”, ressaltou o parlamentar.

A escola faz parte do pacote de obras da Prefeitura de Manaus através do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) que tem como meta entregar 11 unidades de ensino. Já foram entregues quatro Centros Integrados Municipais de Educação (Cime). Em julho será entregue mais uma escola e também iniciam as construções de mais duas unidades de ensino. E para finalizar o pacote, no início de 2022 começam as obras de outras duas escolas.

*Com informações da assessoria de comunicação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas