AO VIVO
Legislativo - 29 de abril de 2022
Foto:

Políticos repercutem decreto que afeta polo de concentrados da Zona Franca

Omar Aziz, Marcelo Ramos e Serafim Corrêa fazem críticas ao presidente Jair Bolsonaro

Por: Thiago Gonçalves
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Políticos locais repercutiram nesta sexta-feira (29), o Decreto Federal nº 11.052/2022 que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e põe em risco a competitividade do polo de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O senador Omar Aziz (PSD) considerou que a medida é mais um ataque direto do presidente da República Jair Bolsonaro contra a ZFM e contra os amazonenses que dependem dos empregos gerados pelo modelo de desenvolvimento econômico regional.

“Dessa vez ele zerou a alíquota de IPI do setor de concentrados, retirando todo o diferencial competitivo da nossa Indústria de refrigerantes. Esse ataque atinge os trabalhadores de Manaus e também do interior, efetivamente de Maués, que produz guaraná, e Presidente Figueiredo, que produz o açúcar da Coca-Cola. São sete mil empregos diretos em risco. Um absurdo às vésperas do dia do trabalhador. Vamos acionar todas as esferas possíveis para reverter esse ataque absurdo.”, escreveu o senador nas redes sociais.

O vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL), gravou um vídeo em que repudia a nova medida tomada pelo Governo Federal que, consequentemente, atinge o estado do Amazonas, que centraliza a produção de concentrados utilizados na produção de refrigerantes. O parlamentar acredita que a publicação deste decreto inviabiliza o polo de concentrados da ZFM.

“Nós estamos falando de empresas de marcas mundiais, como por exemplo a Coca-Cola e Ambev, nós também estamos falando de empregos daqueles que trabalham plantando açúcar lá na usina Agropecuária Jayoro, em Presidente Figueiredo, ou plantando guaraná lá no município de Maués.  O simbolismo de empresas do porte de Coca-Cola, do porte de Ambev, saindo da Zona Franca de Manaus, é um simbolismo muito grave. De registrar que isso não beneficia nenhuma indústria fora da Zona Franca porque não existe produção de concentrados de refrigerantes fora da Zona Franca de Manaus. Nós temos dúvidas quanto à constitucionalidade de zerar o IPI e vamos agir imediatamente”, afirmou.

Duro golpe

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que é economista, declarou que o Governo Federal dá um novo “golpe” contra a ZFM. Segundo o parlamentar, o decreto que zera o IPI e altera as Tabelas de Incidência sobre Produtos Industrializados (TIPI) para processos de bebidas não alcoólicas, decreta o fim do polo de concentrados no Amazonas.

“De ontem para hoje foram dois golpes na Zona Franca de Manaus. O primeiro aumentando a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25% para 35%, esse foi um. Mas no polo de componentes foi pior. Porque reduziram a alíquota que era 6% para 0%, ou seja, o polo de componentes vai desembarcar da Zona Franca de Manaus. Esta é a realidade”, comentou Serafim.

Ação na Justiça

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o novo decreto do governo federal, que afeta a Zona Franca.

“Vamos entrar com uma outra ação no STF contra o novo decreto do Governo Federal, que atinge diretamente o polo de concentrados no Amazonas. É inaceitável a insensibilidade do Ministério da Economia com o povo do Amazonas. Vamos fazer de tudo para defender os empregos gerados aqui”, escreveu Lima nas redes sociais.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas