AO VIVO

Políticos do AM parabenizam 56 anos de ZFM, que vive incertezas de um ‘futuro competitivo’

Parlamentares e ex-parlamentares do Estado foram às redes sociais reafirmar a importância da Zona Franca de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

A classe política do Amazonas parabenizou, nesta terça-feira (28), os 56 anos de existência da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o modelo econômico. Parlamentares e ex-parlamentares do Estado foram às redes sociais reafirmar a importância da Zona Franca e cobrar por mais reconhecimento à região, que vive em meio às incertezas de um futuro competitivo, por conta do risco de extinção de benefícios tributários.

O ex-prefeito de Manaus e ex-senador do Estado, Arthur Virgílio Neto (PSDB), publicou um artigo destacando “valiosas atividades” garantidas pelo modelo econômico e pontuando que a região faz aniversário em meio a uma crise no País. “A ZFM devolve ao Brasil mais do que recebe a título de incentivos fiscais. E paga mais impostos federais que os Estados das Amazônias Ocidental e Oriental juntos”, salientou.

“A ZFM garante, por via direta e indireta, praticamente todos os empregos gerados pelo comércio, pela construção civil, pelos serviços, pelo setor primário. E é responsável pela preservação de 95% da Floresta que cobre o território amazonense”, continuou Arthur Virgílio.

Para o ex-prefeito, a ZFM sofre por lutar sozinha. “Ela aniversaria em crise. Mais até que dos incentivos fiscais, ela precisa de investimentos expressivos em portos, aeroportos, hidrovias, telefonia celular, internet, formação de mão de obra, adensamento de capital intelectual, pesquisas abundantes em ciência e tecnologia, em novos polos (drones por exemplo) que substituirão os que forem saindo de cena”, frisou.

Ao final, o ex-gestor pontua: “A ZFM merece ser reconhecida como inciativa que beneficia Amazonas e Brasil, da produção à proteção da floresta, dos rios majestosos às ricas e exuberantes fauna e flora que dela derivam e dependem”.

Incerteza

O deputado federal mais votado do Brasil proporcionalmente, Amom Mandel (Cidadania), criticou a postura do governo federal e a falta de prática quanto às pautas em defesa da Zona Franca de Manaus. O político do Amazonas quer que a presidência da República demonstre o que deseja sobre a região.

Amom publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira concordando com um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que o chefe do Executivo fala que a ZFM precisa continuar. Na publicação, por outro lado, Amom reforça existência de discursos diferentes de próprios membros do governo sobre a região.

“O problema é que a gente tem dois governos: um no discurso e na propaganda, e o outro na prática exercido pelo seus ministros e pelos técnicos de governo. Bernard Appy, por exemplo, que é o braço direito do [ministro da Fazenda] Haddad, já falou que o governo está procurando alternativas para a Zona Franca de Manaus para manter empregos, e tudo mais, diante de uma reforma tributária”, disse.

“Só que, até hoje, eles não especificaram quais são essas supostas alternativas. Então eu quero pedir para que, agora, neste aniversário da ZFM, que o governo demonstre, não com palavras, não com discursos, mas com gestos, com a prática, com o concreto, o seu apreço pela ZFM; e demonstre, finalmente, o que eles querem para a Zona Franca”, continuou.

Preservação

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), fez sua homenagem com um vídeo compartilhado nas redes sociais, que traz um balanço sobre o modelo econômico que movimentou, em 2022, mais de R$ 170 bilhões, garantido ao Estado o posto de 5º maior PIB do País.

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) publicou uma foto ao lado de trabalhadores da ZFM, lembrando da importância da região para geração de emprego e renda. “Nas minhas visitas ao Polo Industrial, tive a oportunidade de conversar com os trabalhadores de algumas fábricas. São pais, mães e jovens, que buscam por um futuro melhor, e por isso, é necessário defender a preservação da ZFM”, escreveu, no Twitter.

Preocupação

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (PSC), lembrou a ZFM como um modelo exitoso e que precisa ser defendido por toda sociedade amazonense e os políticos do Estado. O parlamentar externou preocupação sofre o futuro da autarquia e afirmou que vai continuar legislando a favor da região.

“A Zona Franca é responsável por mais de 100 mi empregos diretos e 500 mil indiretos no Polo Industrial de Manaus e gera, também, receita tributária para o Estado, além de ser um modelo sustentável, preservando o meio ambiente. Vamos continuar legislando a favor da nossa Zona Franca e levando ao plenário da Câmara Municipal de Manaus pautas em defesa da economia da nossa cidade”, escreveu, nas redes sociais.

O vereador Antônio Peixoto (Pros), afirma ser preciso fazer um reconhecimento da importância da Zona Franca de Manaus. O parlamentar, que defende um momento de reflexão sobre como os incentivos fiscais e tributários e o modelo econômico da Suframa vêm sendo tratados pelo governo, pede aos colegas da classe política, assim como as conquistas da região são aplaudidas, que o legislativo possa defendê-la com a mesma força.

“A gente precisa reconhecer esse modelo ambiental, econômico e social para o desenvolvimento da região norte, do estado do Amazonas e da cidade de Manaus. É, sem sombra de dúvida, o maior e mais exitoso modelo de preservação ambiental, visto que o nosso Estado é um que mais preserva, em torno de 96% de sua floresta e tem hoje somente na cidade de Manaus mais dois milhões de habitantes. É um modelo de sucesso”, enfatizou o vereador.

whatsapp image 2023 02 28 at 14.07.06

Peixoto é defensor da matriz econômica (Emerson Olliver)

Peixoto lembra que, em 2022, apesar de ser admirador da economia liberal, ele foi contra as investidas do ex-ministro da economia, Paulo Guedes, e suas tentativas de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Hoje, encaro com muito mais preocupação a falta de interesse que o governo Lula vem tratando a Suframa e o Amazonas. Passaram-se dois meses e o que o atual governo fez foi virar as costas ao Estado e pregar ameaças contra aos benefícios que aqui oferecemos às indústrias nacionais e estrangeiras”, afirmou Peixoto.

O vereador complementa ressaltando que apesar da data festiva, a Autarquia não tem muitos motivos para comemorar. “Na minha avaliação, a Suframa e o modelo correm sérios riscos e vivem um dos momentos delicados de sua história, onde ainda não se tem um superintendente definitivo para a Suframa”, salienta.

Ameaças

Sem um titular desde o começo do ano, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) vem sofrendo constantes ameaças no novo governo federal. Liderados pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, membros do alto escalão da presidência vêm promovendo um verdadeiro tumulto que vão contra os interesses do polo industrial.

O motivo se dá pela proposta de extinguir os benefícios tributários concedidos a empresas. O próprio Alckmin chegou a afirmar que irá trabalhar para acabar com a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que afeta diretamente a ZFM, cujo modelo econômico depende dos subsídios para ter competitividade nacional, já que as empresas se instalam na região – que é isolada logisticamente – em troca de isenção fiscal.

 

Foto: Reprodução/Suframa

 

 

Economia #Amazonas zona franca de manaus ZFM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas