AO VIVO

“Pode muito, mas não pode tudo” diz Plínio Valério sobre STF

Senador é autor de PEC que fixa o mandato em 8 anos para ministros do Supremo Tribunal Federal

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

LEGISLATIVO |

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fixa o mandato de oito anos para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira 16 que os integrantes da Corte “não se sentem mais humanos”.

“A nossa PEC é para dar demonstração ao brasileiro de que o Supremo [Supremo Tribunal Federal], não é assim tão Supremo. Que pode muito, mas não pode tudo”, disse em entrevista ao Oeste Sem Filtro.

Além do período de oito anos, o texto veta a recondução ao posto. A proposta deve tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para ser analisada. Para Plínio Valério, essa é a uma das formas frear as ações arbitrárias do STF e obrigar os ministros a “mostrar serviços durante os oito anos de mandato”.

Prerrogativas usurpadas

O senador disse acreditar que as prerrogativas, tanto do Legislativo quanto do Executivo, foram usurpadas pelo STF nas decisões monocráticas. Ele afirma a população só voltará a ter confiança no Senado se a Casa colocar um freio no Supremo. “Nós precisamos nos reaproximar daqueles que elegeram, que nos mandaram para Brasília. E uma das maneiras é exatamente dizer que o STF tem freio”, afirmou.

Celeridade na escolha dos nomes

Outra parte do texto apresentado pelo senador propõe dar celeridade ao processo de escolha do indicado à vaga de um ministro do STF. O prazo seria delimitado a 30 dias para que o novo nome seja apontado, mais 120 dias para que todo o rito seja cumprido e 10 dias para a sanção presidencial.

Com informações de Revista Oeste*
Foto: Divulgação

8 anos #plínio Valério #STF #PEC

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas