Manaus-AM- O Projeto de Lei (PL) n° 224/2021, de autoria do vereador Peixoto (PTC), que cria Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs) na Ponta Negra e no Novo Aleixo, foi deliberado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O vereador Peixoto explica que o projeto surgiu com o objetivo de atender essa importante demanda […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- O Projeto de Lei (PL) n° 224/2021, de autoria do vereador Peixoto (PTC), que cria Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs) na Ponta Negra e no Novo Aleixo, foi deliberado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O vereador Peixoto explica que o projeto surgiu com o objetivo de atender essa importante demanda oriunda dos ciclistas de competição, dando-lhes uma especial atenção e reconhecimento.
“Essa atividade não dispõe de espaços apropriados para sua prática, ao contrário de outras modalidades esportivas, tais como o futebol, basquetebol, natação, etc. Portanto, é de suma importância que o município crie e regulamente tais áreas, tendo em vista que os seus atletas não podem utilizar-se das ciclovias ou calçadas para a sua prática ou treinamento, onde as velocidades atingem não raramente, marcas acima de 50 quilômetros por hora, incompatíveis, portanto, para as mesmas”, justificou Peixoto.
O parlamentar recordou que em dezembro de 2020, a gestão municipal anterior chegou a inaugurou o velódromo municipal “Professora Alzira Campos”, entretanto, a área é voltada ao ciclismo recreativo apenas, restando, por conseguinte, inviável à pratica do ciclismo de competição no mesmo lugar.
“Por esse motivo, é imperioso que o município dívida o espaço público constituído pelas ruas e avenidas da cidade de forma responsável, consciente e em horários bem definidos, para o atendimento das necessidades de todo”, afirmou o vereador Peixoto.
Pela proposta apresentada pelo Líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC), serão criadas ao menos duas APCCs no município, sendo uma na área da Ponta Negra e a outra no Novo Aleixo que devem funcionar diariamente no horário das 04h às 05h30 da manhã.
Entende-se como Área de Proteção ao Ciclista de Competição – APCC, para os efeitos desta Lei, o espaço de trechos com um mínimo de 1500 metros lineares em cada sentido, totalizando uma volta de no mínimo de 3000 metros lineares, nos limites do Artigo 58 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O vereador também destaca que além da Área de Proteção ao Ciclista de Competição, o Poder Executivo promoverá campanhas educativas, no sentido de alertar os motoristas para a importância do cumprimento da Lei.
“Além de regulamentar a Lei, o Executivo ficará responsável por definirá o valor da multa aplicável em razão de seu descumprimento, fixando inclusive a operacionalização da segurança de tráfego”, disse Peixoto. Após deliberação em sessão plenária, o projeto seguiu para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJR).
*Com informações da assessoria de comunicação
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.
O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.
O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.
Deixe um comentário