Proposituras são de autoria do deputado Coronel Chagas (PRTB) e do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Boa Vista | RR
Valorização e reconhecimento. Essas foram as justificativas do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 008/2022, de autoria do deputado Coronel Chagas (PRTB) e do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), apresentadas durante sessão plenária desta terça-feira (26). O PLC altera e acrescenta dispositivos da Lei Complementar nº 194/2012, que instituiu o Estatuto dos Militares do Estado de Roraima.
Na tribuna, Chagas afirmou que a matéria vai permitir ao Governo do Estado, o reconhecimento dos policiais militares que foram convocados para a ativa, após 30 anos trabalhando na corporação, com a ascensão na carreira a mais um posto ou graduação. A proposta já está em tramitação e a intenção é realizar audiência pública com bombeiros e policiais para possíveis ajustes no texto.
“É importante fazermos esse anúncio, pois hoje temos mais de 200 policiais militares e bombeiros militares que já gozavam do direito de estar aposentados, mas que foram convocados para a ativa novamente”, justificou Chagas.
O PLC estabelece que o policial da reserva remunerado e integrante do quadro estadual ou do ex-Território Federal quando convocado e designado para a ativa ficará agregado ao respectivo quadro e poderá ser promovido uma única vez por tempo de convocação ou designação. “Existem alguns requisitos a mais, por exemplo, que é o militar quando convocado para a ativa permanecer por no mínimo dois anos de convocação para poder fazer jus a esse benefício. E após esse benefício, ele deverá permanecer por no mínimo, mais seis meses na ativa”, explicou o parlamentar.
Educação militarizada
Ainda na tribuna, Coronel Chagas relembrou que, recentemente, o Governo do Estado instituiu a Secretaria Adjunta de Educação e Coordenação dos Colégios Militarizados de Roraima. Ao todo, 18 escolas atuam na modalidade militarizada, além do Colégio Militar da Polícia Militar. A meta é fortalecer as políticas públicas dentro dessas instituições.
“Foi uma ação política nossa, do Governo, Comando da Polícia Militar e Comando do Corpo de Bombeiros para que possamos fortalecer as escolas militarizadas para que elas melhorem ainda mais os índices educacionais do país, como o IDEB. Foi verificado um aumento significativo desses índices nos colégios, depois da militarização. Fomos a terceira melhor nota na região Norte, em 2015. No segundo e terceiro exame, fomos a maior nota de toda região Norte. É ideia do governo Antonio Denarium (PP), além de fortalecer essa política e programa, ampliar a rede das escolas militarizadas para outras 12 escolas de Roraima”, completou.
O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.
O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.
Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.
Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.
A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.
Deixe um comentário