AO VIVO
Legislativo - 03 de novembro de 2023
Foto: Reprodução/Internet

Parlamentares acusam vereadora pernambucana de capacitismo

Os políticos amazonenses afirmaram em publicações nas redes sociais que ela realizou pronunciamentos irresponsáveis e preconceituosos

Por: Filipe Távora
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Parlamentares do Amazonas manifestaram repúdio contra a vereadora pernambucana Zirleide Monteiro. Os políticos amazonenses afirmaram em publicações nas redes sociais que ela realizou pronunciamentos irresponsáveis e preconceituosos.

Os parlamentares fizeram referência a um vídeo gravado durante sessão plenária do dia 30 de novembro ocorrida na Câmara Municipal de Arcoverde (PE). Nele, Zirleide Monteiro pronunciou as falas consideradas preconceituosas durante um trecho de um discurso.

Após manifestar repúdio pela gravação de um vídeo relacionado a ela, a vereadora continuou a fala, manifestando-se, então, a respeito de uma segunda pessoa. “Eu quero dizer a outra eleitora sua, que o castigo de Deus Ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer. O que essa cidadã disse no último final de semana eu acho que ninguém merece.”, afirmou.

Em publicação na internet, o vereador Capitão Carpê categorizou o pronunciamento da vereadora como um absurdo e  desrespeito contra todos os autistas. “Que o mundo possa respeitar e acolher todos os autistas e repudiar com toda a força atitudes covardes e criminosas como dessa vereadora, que nem mesmo merece o cargo que ocupa”, disse. O mesmo não foi o único que se pronunciou a respeito do discurso de Monteiro.

A deputada Joana Darc escreveu em publicação on-line: “nossos filhos NÃO são um ´CASTIGO´, são PRESENTES DE DEUS! É MISSÃO! [SIC]”.

A deputada instigou os seguidores dela a compartilharem o repúdio à fala da vereadora.

Capacitismo

O capacitismo é a discriminação e o preconceito social direcionado a pessoas com deficiência. Essas atitudes podem incluir estereótipos, falta de acessibilidade, tratamento injusto e outros comportamentos prejudiciais.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a equipe de Monteiro, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

#joana Darc preconceito #Capitão Carpê falas zirleide monteiro

Leia mais sobre o assunto

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas