Os políticos amazonenses afirmaram em publicações nas redes sociais que ela realizou pronunciamentos irresponsáveis e preconceituosos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Parlamentares do Amazonas manifestaram repúdio contra a vereadora pernambucana Zirleide Monteiro. Os políticos amazonenses afirmaram em publicações nas redes sociais que ela realizou pronunciamentos irresponsáveis e preconceituosos.
Os parlamentares fizeram referência a um vídeo gravado durante sessão plenária do dia 30 de novembro ocorrida na Câmara Municipal de Arcoverde (PE). Nele, Zirleide Monteiro pronunciou as falas consideradas preconceituosas durante um trecho de um discurso.
Após manifestar repúdio pela gravação de um vídeo relacionado a ela, a vereadora continuou a fala, manifestando-se, então, a respeito de uma segunda pessoa. “Eu quero dizer a outra eleitora sua, que o castigo de Deus Ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer. O que essa cidadã disse no último final de semana eu acho que ninguém merece.”, afirmou.
Em publicação na internet, o vereador Capitão Carpê categorizou o pronunciamento da vereadora como um absurdo e desrespeito contra todos os autistas. “Que o mundo possa respeitar e acolher todos os autistas e repudiar com toda a força atitudes covardes e criminosas como dessa vereadora, que nem mesmo merece o cargo que ocupa”, disse. O mesmo não foi o único que se pronunciou a respeito do discurso de Monteiro.
A deputada Joana Darc escreveu em publicação on-line: “nossos filhos NÃO são um ´CASTIGO´, são PRESENTES DE DEUS! É MISSÃO! [SIC]”.
A deputada instigou os seguidores dela a compartilharem o repúdio à fala da vereadora.
Capacitismo
O capacitismo é a discriminação e o preconceito social direcionado a pessoas com deficiência. Essas atitudes podem incluir estereótipos, falta de acessibilidade, tratamento injusto e outros comportamentos prejudiciais.
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a equipe de Monteiro, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário