AO VIVO
Legislativo - 19 de janeiro de 2024
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Oposição no Senado cobra suspeição de Moraes: ‘STF erodindo democracia’

Oito líderes assinam nota que critica insuficiência de fundamentação fática e jurídica para operação contra deputado Carlos Jordy

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Líderes de oposição no Senado publicaram nota pública, nesta sexta-feira (19), em que concluem haver insuficiência de fundamentação fática e jurídica para a “dura medida investigativa” contra o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), alvo de buscas da Operação Lesa Pátria na manha de ontem (18). Os senadores acusaram o Supremo Tribunal Federal (STF) de decisões controversas e heterodoxas que estariam ajudando a erodir a democracia. E cobram a suspeição do ministro Alexandre de Moraes, que conduz as investigações contra acusados de atos antidemocráticos contra a eleição do presidente Lula (PT).

A nota assinada por oito líderes dá como exemplo de decisões antidemocráticas do STF a o caso de Cleriston
Pereira, conhecido como “Clesão”, preso pela Lesa Pátria que morreu no cárcere, após ter liberdade negada. E citam Moraes não poderia atuar na investigação, mesmo afirmando ser vítima de ameaças de investigados e ter fornecido
assessoramento jurídico a Lula, após os ataques de 08 de janeiro que destruíram as sedes dos Três Poderes da República.

“Causa profunda espécie que mera ilação, desacompanhada de fundamentação fática e jurídica suficientes,
sustente a adoção de dura medida investigativa contra um Deputado Federal. A atuação do Ministro é, sim, questionável, e não tem amparo na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura e no Código de Processo Penal. Ele não tem imparcialidade para os processos dos atos do 08 de janeiro de 2023, é supostamente
vítima, investigador e julgador”, diz um trecho da nota.

Espera por grandeza

Citando o fato de que conviver com as diferenças é a essência da democracia, os líderes concluem afirmando que a postura republicana esperada seria o próprio Moraes se declarar suspeito para julgar os atos de 08 de Janeiro, “com a grandeza de quem, de fato, busca a pacificação do país e está disposto a virar essa lamentável página da história brasileira, cumprindo a lei e agindo na defesa da Constituição”.

Ao divulgar a nota, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), classificou como “alarmante” a busca e apreensão contra o deputado Carlos Jordy“Respeitamos a lei, mas a imparcialidade e a justiça devem prevalecer. Convido a todos para a leitura da nossa nota pública, assinada por líderes da oposição no Senado, a respeito da operação de ontem. Conclamamos a pacificação, o respeito às leis e à Constituição, e o restabelecimento da normalidade democrática”, apelou o senador.

Além de Marinho, assinam a nota os senadores: Ciro Nogueira (PP-PI), líder da Minoria no Senado; Flávio Bolsonaro (PL-RJ), líder da Minoria no Congresso; Carlos Portinho (PL-RJ), líder do PL no Senado; Tereza Cristina (PP-MS), líder do PP no Senado; Mecias de Jesus (Republicanos-MA), líder do Republicanos no Senado; Izalci Lucas (PSDB-DF), líder do PSDB no Senado; e Eduardo Girão (Novo-CE), líder do Novo no Senado.

*Diário do Poder

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas