AO VIVO
Legislativo - 26 de abril de 2022
Foto:

‘O presidente quer a Zona Franca viva, quem puxa a corda é Ministério da Economia’, diz deputado Delegado Pablo

O deputado federal Delegado Pablo Oliva esteve nesta segunda-feira (25) participando do PODERCAST, o podcast do site O PODER

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O deputado federal Pablo Oliva esteve na noite desta segunda-feira (25) no PODERCAST, o podcast do site O PODER. Na oportunidade, ele falou sobre a pauta do momento, por assim dizer, que é a Zona Franca de Manaus (ZFM) e o decreto do Governo Federal que ameaça a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“A gente tem que falar sobre a defesa da Zona Franca de Manaus que é uma pauta transversal, indiscutível entre todos os parlamentares, que é a preservação do emprego e renda para o Amazonas e para o Brasil. São 100 mil empregos diretos e quase 500 mil que gera e que podem ser atacados pelo decreto”, comenta.

O decreto em questão é o que trata da redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo Oliva, o texto não é ruim, ele é bom no sentido que reduz a carga tributária dos brasileiros, porém falhou na excepcionalidade da Zona Franca.

Ele adiantou que nesta semana terá uma reunião com o Ministério da Economia para ver “a melhor saída”. “O Governo do Amazonas marcou reunião e parlamentares marcaram individualmente. O entrave está no Ministério da Economia. O presidente (Bolsonaro) quer que a Zona Franca se mantenha viva e competitiva. Quem puxa a corda é o Ministério da Economia. É preciso que o decreto seja revisto”, pontuou.

Questionado sobre uma suposta existência de ‘fogo amigo’ dentro do próprio ministério, Oliva afirma que não acredita na teoria. “Talvez seja uma visão que ele (Paulo Guedes) tenta passar para o presidente dizendo que o decreto não vai prejudicar ou que ninguém será demitido. Poder ser que não aconteça em um curto prazo, mas a médio e longo vai acabar acontecendo”, destaca.

Outro assunto abordado no bate-papo foi a questão de energia elétrica. O deputado federal explicou que o operador nacional do sistema utiliza “a mesma régua para todos os estados no que diz respeito ao custo da energia”. “O operador faz um equilíbrio de um preço de entrada. Se ela tá custando caro aqui, é por impostos estaduais como 27% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), um dos mais altos do País”, revela.

A exploração de minérios em áreas de preservação indígena também foi pauta. “Meu pai é geólogo e conheci o Amazonas com ele, visitando sítios de geologia e de riquezas minerais. O que aprendi é a mineração é uma atividade essencial em todo o que a gente usa. Desde a maquiagem usada pelas nossas namoradas até no que a gente se alimenta. Nunca ninguém foi perguntar dessas populações o que elas acham do assunto. Se esse povo quer que essas riquezas sejam exploradas”.

Política

Em 2019, o antigo Partido Social Liberal (PSL) passou por uma espécie de racha que envolveu inclusive o deputado. E Pablo comentou sobre o assunto. “Na verdade, havia a disputa pela liderança dos deputados na Câmara. Essa disputa gerou a sensação que havia pessoas contra ou a favor do Bolsonaro, o que não tem nada a ver. Era uma disputa para ver quem apoiava candidato A ou candidato B, algo interno. Nem o presidente estava apoiando nenhuma dos dois”, esclarece.

Oliva ressalta que o movimento de direita tem um problema grava que, ao invés de atingir o suposto inimigo, no caso o movimento de esquerda, “ele atira no colega do lado”. “Pessoas maldosas chegando agora preferem usar sua cabeça como degrau, do que construir sua própria história. É mais fácil destruir uma história do que construir outra”, desabafa.

Pré-candidato à reeleição, Pablo Oliva afrma que “ser apoiador do Governo (Federal), não vai me deixar de ser apoiador da Zona Franca de Manaus”.

IPI zona franca podercast podcast pablo oliva

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas