AO VIVO
Legislativo - 17 de outubro de 2023
Foto:

‘Nós vamos trazer a Marina Silva na CPI das ONGS’, diz senador Plínio Valério

Marina Silva é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das cinco organizações investigadas pela CPI

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O senador Plínio Valério, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs no Senado, expressou sua intenção de convocar a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, para prestar depoimento na comissão. Marina Silva é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das cinco organizações investigadas pela CPI. O senador destacou que essas organizações receberam mais de 2 bilhões de reais em recursos e planeja estender as investigações com a convocação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Socioambiental (ISA). A Comissão deve ser prorrogada até meados de dezembro para continuar com os trabalhos.

“Para você ter uma ideia do montante que essa gente arrecada. Já passou de 2 bilhões de reais durante a existência delas, sendo apenas cinco ONGs. Agora, nós vamos realizar uma diligência em Xapuri, no Acre, para investigar o ICMBio e, em seguida, nos dirigiremos ao Pantanal, onde encontraremos os índios Parecis. São índios que se dedicam ao agronegócio e vivem sem tutela, levando uma vida próspera, ao contrário daqueles que são tutelados por ONGs e enfrentam dificuldades.”, relatou.

“Nós ainda vamos, antes do final, trazer a Marina Silva, o ICMBio e o ISA aqui”, acrescentou o senador.

O diretor Executivo do IPAM, André Guimarães, foi interrogado na CPI das ONG’s nesta terça-feira (17). A Comissão tem o objetivo de investigar a liberação pelo Governo Federal, de recursos públicos para ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), assim como a utilização por essas entidades, desses recursos.

“O IPAM repete o mesmo discurso das ONGs, fazem tudo bonitinho, preocupados com mudanças climáticas, arrecadam muito dinheiro, gastam 80% entre eles, acham normal aceitar dinheiro da Noruega, da Alemanha, dos Estados Unidos, que poluem o planeta. São eles quem poluem, produzem carvão natural, potássio, o nióbio, o petróleo e queimam suas florestas. Dar dinheiro (referindo-se aos países citados) eles acham isso normal, mas vêm para cá impedir que a gente faça isso”, disse o senador Plínio Valério, que preside a comissão.

Plínio referiu-se à contradição do IPAM, que, segundo o senador, recebe recursos de países que se desenvolveram e, no entanto, atuam contra o desenvolvimento na região Amazônica.

 

 

#plínio Valério cpi das ongs IPAM marina silva Senador SENADOR PLINIO VALERIO

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas