AO VIVO
Legislativo - 25 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Internet

MP pede para assumir ação que pode cassar três vereadores da CMM

O processo empreitado pelo agora vereador, Isaac Tayah, se caso prossiga, os vereadores Joelson Silva, Ivo Neto e Dione Carvalho perdem os mandatos

Por: Da redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Ministério Público Eleitoral (MPE) quer assumir a ação do vereador Isaac Tayah (MDB) contra o extinto Patriota, que se uniu ao PTB para formar o Partido Renovação Democrática (PRD). Em 2020, o Patriota elegeu Joelson Silva, Ivo Neto e Dione Carvalho como vereadores.

Tayah acusou o Patriota e outros três partidos de fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. A Justiça Eleitoral já havia julgado uma ação semelhante contra o Agir (antigo PTC), resultando na perda do mandato do vereador Antônio Peixoto e na posse de Tayah como vereador pelo Democracia Cristã (DC), agora filiado ao MDB.

A ação contra o Patriota estava prevista para julgamento, mas Tayah desistiu do processo dois dias antes da pauta no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O juiz Fabrício Frota Marques suspendeu o julgamento para analisar o pedido de desistência. O MPE, então, pediu para assumir o processo, argumentando que essa medida é legítima para garantir a investigação de irregularidades eleitorais.

Edmilson da Costa Barreiros Júnior, procurador MPE, afirmou que essa assunção é permitida pela Constituição Federal e pela Lei Complementar 64/1990, evitando que o interesse público seja prejudicado por acordos entre as partes. O TRE-AM deve julgar o caso em junho.

Se a ação for aprovada, os votos do Patriota serão anulados e os mandatos de Joelson Silva (Avante), Ivo Neto (PMB) e Dione Carvalho (Agir) serão cassados. Com a retotalização dos votos, os próximos na fila para assumir as vagas são representantes do Avante, PT e PRTB.

No Avante, Alonso Oliveira seria o primeiro a assumir, seguido por Pai Amado. Pelo PT, o delegado João Tayah assumiria, e pelo PRTB, Coronel Rosses ocuparia a vaga.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas