O parlamentar, que era pai do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), lutava contra um câncer no fígado e estava internado
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Faleceu nesta segunda-feira (27), aos 71 anos, o deputado estadual Otoni Moura de Paulo, conhecido como Otoni de Paula Pai, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar, que era pai do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), lutava contra um câncer no fígado e estava internado no Ambulatório Américas Medical City, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Otoni de Paula Pai teve seu estado de saúde agravado nos últimos dias e, apesar dos esforços médicos, não resistiu. Nas redes sociais, seu filho, o deputado federal Otoni de Paula, compartilhou um relato emocionante sobre os últimos momentos que teve com o pai no centro médico, mencionando a oportunidade que teve de se despedir.
“Que o Senhor nos ajude neste momento difícil. Temos a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. O Deus que está aqui, está lá com o meu pai, minha referência”, escreveu o deputado federal em suas redes sociais.
A notícia do câncer de Otoni de Paula Pai só foi divulgada há cerca de um mês, quando o deputado estadual Samuel Malafaia (PL) solicitou orações para o colega no Plenário da Alerj.
Otoni de Paula Pai, pastor evangélico, iniciou sua trajetória política em 1988, quando foi eleito vereador em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Em 2022, foi eleito para a Alerj com 42 mil votos, estando em seu primeiro mandato. Ele também presidia a Comissão de Defesa Civil.
Na manhã desta segunda-feira, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), lamentou a morte do deputado estadual em uma nota oficial e decretou luto de três dias no estado. “Como pastor e parlamentar, devotou, com amor e integridade, sua vida em favor da comunidade e inspirou muitos com sua fé e bondade, deixando para todos um grande ensinamento sobre o verdadeiro espírito de servir”, destacou Castro.
A perda de Otoni de Paula Pai representa um momento de luto e reflexão para a política fluminense, onde ele deixou uma marca de dedicação e serviço à comunidade.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
O TCE-AM deu cinco dias para que o prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), se manifeste sobre a contratação da empresa J E D Gestão de Projetos sem licitação. A denúncia, feita por Brena Dianná (União Brasil), aponta ausência de justificativa técnica, valor acima do limite legal e que a empresa foi criada um mês antes da assinatura do contrato. A Corte pode anular o ato e adotar medidas legais.
Pesquisa do Instituto Paraná revela que 38,6% dos brasileiros não simpatizam com nenhum partido político. O PL lidera entre os que têm preferência, com 18,2%, seguido de perto pelo PT, com 18,1%. Siglas tradicionais como MDB e PSDB registraram baixa adesão. O levantamento mostra uma rejeição crescente às legendas e à representação política.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou a suspensão imediata do pregão eletrônico nº 016/2025 da Prefeitura de Manacapuru. A decisão foi tomada após representação da empresa Perfil Saúde, que apontou exigências excessivas no edital, como a apresentação de documentos de todos os médicos, ferindo a nova Lei de Licitações. O relator entendeu que há risco de prejuízo ao erário
Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Deixe um comentário