AO VIVO

Mobilidade urbana é tema de cobrança ao prefeito de Manaus em posse de vereadores na CMM

Alonso Oliveira (Avante) e Roberto Sabino (Podemos) estão de volta para exercer mandato de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), após renúncia de Amom Mandel (Cidadania) e Wanderley Monteiro (Avante), que passam a ocupar cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), respectivamente. Alonso e Sabino foram empossados oficialmente, na […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Alonso Oliveira (Avante) e Roberto Sabino (Podemos) estão de volta para exercer mandato de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), após renúncia de Amom Mandel (Cidadania) e Wanderley Monteiro (Avante), que passam a ocupar cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), respectivamente. Alonso e Sabino foram empossados oficialmente, na tarde desta quarta-feira (1°) como “novos vereadores” do Poder Legislativo Municipal. Eles estavam como suplentes e os primeiros na linha sucessória.

Durante seu discurso, Roberto Sabino defendeu melhorias para a mobilidade urbana de Manaus. A cobrança foi direcionada para o próprio prefeito David Almeida (Avante), presente na solenidade, e que se mostrou incomodado com o tema abordado.

“Estou falando sempre que, prefeito, se eu fosse prefeito, eu pegava na mão do governador e ia atrás do presidente da República, pedindo pra que ele ajudasse Manaus a fazer, pelo menos, um metrô, saindo da zona Leste para a zona Sul. É difícil? É! Mas alguém tem que ter essa coragem de começar a planejar, a ir buscar apoio.”, disse Sabino.

Por sua vez, David Almeida respondeu aos questionamentos, afirmando que a segunda maior despesa do município é com a planilha do sistema de transporte coletivo de passageiros da cidade. Segundo ele, no momento, a construção de um modal de transporte como um metrô de superfície, se torna inviável economicamente.

“Somente no ano passado, nós precisamos injetar R$ 395 milhões no nosso sistema de transporte coletivo para ele funcionar. Para vocês terem uma ideia, o sistema é deficitário, não se paga aquilo que se arrecada na bilheteria, na catraca dos ônibus. Não paga os salários dos funcionários, não paga a manutenção dos ônibus, o combustível, toda uma cadeia de despesas que nós temos inseridas na planilha do transporte coletivo.”. afirmou David Almeida.  “É inviável você construir um modal de transporte diferente porque ele não se sustenta. Então, seria mais uma despesa que a prefeitura iria ter para manter um transporte da forma que se colocou. Mas isso fica para uma oportunidade futura, quem sabe, com uma situação diferente economicamente, com parcerias com o governo federal, a quem nós já estamos batendo a porta, sim.”, argumentou o prefeito.

Na saída da solenidade de posse dos vereadores, o chefe do Executivo Municipal foi questionado sobre quem assumirá a Manauscult, pasta que estava sendo comandada por Alonso Olivera.

“Eu não tenho nada definido, não. Esse assunto eu vou tratar só na semana que vem.”, respondeu David Almeida.

Nos bastidores o nome do vereador Elan Alencar (PROS) é o mais cotado para assumir a secretaria municipal da cultura em Manaus.

Reportagem: Thiago Gonçalves

Acesse a live : https://fb.watch/iqDAN0YDk1/

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas