Manaus-AM | Duas leis de autoria da deputada Joana Darc (PL) vão permitir que os municípios do Estado do Amazonas possam monitorar e tratar os animais e humanos acometidos com esporotricose, doença de origem infecciosa, transmitida por fungos, com ocorrência maior em gatos. Sendo diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura. Contudo, por ter disseminação é […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM |
Duas leis de autoria da deputada Joana Darc (PL) vão permitir que os municípios do Estado do Amazonas possam monitorar e tratar os animais e humanos acometidos com esporotricose, doença de origem infecciosa, transmitida por fungos, com ocorrência maior em gatos. Sendo diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura. Contudo, por ter disseminação é de grande importância para a saúde pública.
A Lei nº 5.410/2021 de 25 de fevereiro de 2021 determina que os municípios amazonenses deverão disponibilizar tratamento médico e fornecer os medicamentos necessários para os pacientes humanos acometidos com a doença. Além disso, as prefeituras também deverão fornecer atendimento para os animais, através dos órgãos públicos de Controle de Zoonoses dos Municípios do Estado do Amazonas. Já a Lei nº 5.411/2021, dispõe sobre o monitoramento da doença no Amazonas, que deverá ser feito através das notificações de casos registrados por profissionais de saúde e médicos veterinários.
“O objetivo é evitar que haja um surto de esporotricose no Amazonas, principalmente, neste momento de pandemia, em que há uma demanda nos hospitais.”, declarou Joana Darc.
A esporotricose é uma doença causada por um fungo, que penetra na pele através de lesões, levando a formação de pequenas feridas e inchaços na região contaminada. Podendo também ser transmitida pelo contato com felinos infectados, através de arranhões ou mordidas desses animais, principalmente os que vivem nas ruas e que estão mais propensos a contrair a doença.
Nos humanos a esporotricose pode apresentar sintomas como feridas que não cicatrizam, lesões ulceradas com pus, tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre (quando o fungo atinge os pulmões).
No ano passado, Manaus sofreu com um alto número de casos de esporotricose, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em dezembro, a deputada Joana Darc se reuniu com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Patrícia De Paula, e com a presidente da Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB/AM (Cepa), Aline Oliveira, e apontou a conscientização da esporotricose como um dos caminhos para que a população não abandone ou maltrate os animais.
Por isso é tão importante a aplicação de políticas públicas efetivas para prevenir e tratar os casos da doença. “É importante que todos saibam que a culpa não é dos felinos, esse fungo está presente em diversos locais por isso não podemos deixar os gatos saírem de casa pra dar a famosa ‘voltinha’, porque nesse trajeto eles podem acabar se contaminando além de estarem expostos à diversas outras zoonoses”, destacou a parlamentar.
Para ter mais informações sobre a esporotricose ou em casos de suspeitos da doença, o manauara pode entrar em contato com o CCZ através do número 0800 280 8 280 que funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário