AO VIVO
Legislativo - 21 de abril de 2022
Foto:

Fórum das Casas Legislativas do Amazonas é marcado por grande adesão de vereadores e prefeitos do interior

Mais de mil pessoas entre vereadores, prefeitos, assessores e servidores públicos das câmaras municipais do Estado prestigiaram o evento

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O 2º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2022), promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), terminou na noite desta quarta-feira (20), contabilizando a participação de mais de mil pessoas entre vereadores, prefeitos, assessores e servidores públicos das câmaras municipais do Estado. As casas que tiveram a presença maciça de seus representantes foram contempladas com o prêmio “Câmara Municipal em Destaque”, previsto no Projeto de Resolução Legislativa nº 32/2022.

São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro (distante 852 quilômetros de Manaus), conquistou o primeiro lugar por estar com todos os seus 13 vereadores e o maior número de assessores. Em segundo lugar, ficou a Câmara de Barreirinha, no Baixo Amazonas, a 330 quilômetros de Manaus e em terceiro Caapiranga (distante 135 quilômetros da capital). Todas as três casas estavam com 100% de seus vereadores presentes e o desempate se deu por meio da quantidade de assessores participantes do evento.

Segundo o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), a premiação servirá para equipar as Câmaras municipais vencedoras.

“Foi uma forma que encontramos de auxiliar o trabalho dos vereadores do interior porque sabemos das dificuldades que eles enfrentam, inclusive de equipamentos”, explicou. Cidade também agradeceu todos os servidores da Casa Legislativa pela realização do Feclam.

“Sem o compromisso e a dedicação dos servidores da Aleam, este evento não teria sido possível. Todos entenderam a importância desde Fórum para o fortalecimento do Legislativo como um todo”, continuou.

Para a diretora do Centro de Cooperação Técnica para o Interior (CCoti), Eliane Ferreira, o evento foi um sucesso e pode ser considerado um marco histórico.

“O presidente Roberto Cidade está de parabéns por idealizar esse Fórum e por ter a iniciativa de perpetuá-lo, a partir de uma Resolução Legislativa que garantiu sua realização anualmente na Casa”, ressaltou.

Ela ainda enfatizou a importância de ter uma programação voltada a fortalecer a atuação dos parlamentares.

“Algumas Câmaras vieram em peso, com todas as suas bancadas, como São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Caapiranga, Coari, Barcelos. Tivemos as presenças de quase todos os presidentes das Câmaras Municipais, então isso tudo nos mostra o fortalecimento da união entre as Casas Legislativas, o que certamente vai resultar num melhor atendimento à sociedade”, avaliou.

#AM #Amazonas feclam

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas