AO VIVO
Legislativo - 26 de março de 2024
Foto: Divulgação

Em sessão especial, Aleam celebra primeiro ano de atuação da Procuradoria da Mulher

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial em Homenagem ao 1º ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, nesta terça-feira (26), no plenário Ruy Araújo

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial em Homenagem ao 1º ano de atuação da Procuradoria Especial da Mulher, nesta terça-feira (26), no plenário Ruy Araújo.

A Sessão Especial foi requerida pela deputada Alessandra Campelo (Podemos), presidente da Procuradoria, que agradeceu o apoio do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), na criação do órgão do Poder Legislativo.

“É importante que todos saibam o quanto a figura do presidente é importante. A Assembleia sempre teve estrutura, mas se está à serviço de uma causa ou de outra, depende da vontade do presidente. Por isso, sem nenhum demérito aos antecessores, temos de destacar o que mudou e deu a ‘virada de chave’ no nosso trabalho, foi o apoio do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade”, afirmou.

O avanço que a Procuradoria representa à Assembleia foi ressaltado por Roberto Cidade. Segundo ele, desde que chegou à Aleam, houve muitos avanços, entre eles, a criação da Procuradoria da Mulher.

O presidente enfatizou que a implantação somente aconteceu pela vontade da deputada Alessandra. “Quero destacar a dedicação da deputada, em denunciar o que acontece com as mulheres diariamente e, assim, movimentar os órgãos, que atuam em defesa das mulheres. Hoje, é mais um passo da Procuradoria, uma prestação de contas. É dessa forma que a gente começa a minimizar o sofrimento das mulheres vítimas de violência doméstica. Estou pronto para todos os dias poder contribuir e, enquanto estiver na Assembleia, as mulheres sempre serão prioridade”, comprometeu-se.

Durante o evento foram entregues 28 placas de homenagem a autoridades que, ao longo destes últimos 12 meses, atuaram em parceria com a Procuradoria, na defesa dos direitos das mulheres.

A delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, Débora Mafra, falou sobre o trabalho de acolhimento desempenhado pela Procuradoria.

“Indico esta Procuradoria às mulheres vítimas de violência doméstica, pois a equipe acompanha todo o processo. O trabalho da deputada Alessandra é de uma eficiência e excelência ímpar para que as mulheres não se sintam sozinhas, tendo um acesso fácil e, principalmente, com respostas. Mesmo depois de resolvida a situação de violência, a equipe da Procuradoria continua acompanhando a vítima para que possa retomar a sua vida, sob uma nova perspectiva. É uma equipe que realmente quer fazer a diferença no combate à violência doméstica e familiar”, afirmou.

Falando em nome das mulheres assistidas, Daniele Ferreira da Silva, testemunhou sobre o acolhimento recebido na Procuradoria. “Eu já tinha ido a várias delegacias, mas ninguém tinha me ajudado, porém, na Procuradoria da Mulher, eu e minha família fomos muito bem acolhidos. Por isso, só tenho a agradecer à toda equipe da Procuradoria. Hoje tenho esperança”, afirmou.

A deputada Débora Menezes (PL) falou em nome do plenário. Ela atribuiu à Alessandra Campelo a existência da Procuradoria. “De fato, a Procuradoria da Mulher da Aleam somente aconteceu por causa dela. Temos uma cara e uma voz na defesa das mulheres, graças a esse sonho”, afirmou.

Criação

A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam foi criada por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022, de autoria das deputadas da 19ª Legislatura, Alessandra Campelo (Podemos), Joana Darc (UB) e Therezinha Ruiz.

O objetivo da Procuradoria é ser um instrumento de organização, de participação e luta das mulheres, para a construção de ações e caminhos que contribuam para o combate das desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher, dentre outros pontos.

Neste primeiro ano de atuação, a Procuradoria destacou-se pelo acolhimento a inúmeras mulheres de todas as faixas etárias, vítimas de violência, de exploração sexual e/ou em situação de vulnerabilidade social, promovendo o atendimento especializado, humanizado e continuado, orientando-as e encaminhando-as para os diferentes serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência em cada caso particular.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas