AO VIVO

Em audiência pública na CMM, donos de flutuantes reforçam que querem a regulamentação dos empreendimentos

Eles dizem que não são bandidos, não são poluidores, investem em tratamento de esgoto e também geram emprego e renda para a cidade de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Câmara Municipal de Manaus realizou na tarde desta terça-feira (29) uma Audiência Pública sobre a situação dos flutuantes do Tarumã-Açu. O evento contou com a participação de vereadores, com representantes da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã-Açu (Afluta), Nildo Afonso, donos dos empreendimentos e trabalhadores e moradores da localidade.

Os donos de flutuantes querem a regulamentação dos seus empreendimentos. Eles dizem que não são bandidos, não são poluidores, investem em tratamento de esgoto e também geram emprego e renda para a cidade de Manaus.

Recentemente, o juiz Moacir Pereira Batista, da Vara do Meio Ambiente da Justiça do Amazonas, rejeitou 13 recursos que buscavam a anulação de uma determinação judicial que ordenou a remoção das plataformas flutuantes do Tarumã-Açu. A data limite para que a Prefeitura de Manaus notifique os proprietários e efetue a remoção das estruturas é até 31 de dezembro.

Nildo Afonso fez um apelo. “Tem sido algo massacrante, injusto, e mostrou que foi a partir de alguém, pessoas que não conhecem o nome do Tarumã. Os flutuantes não estão no Tarumã, os flutuantes ajudam diversas ações sociais, ações ambientais, as pessoas que exploram o turismo, se preocupam sempre em colocar uma estação de tratamento. Afinal, a Capitania dos Portos não vai autorizar se não tiver uma estação de tratamento. É um momento de clamor, a gente tentar sensibilizar o Judiciário. Talvez a gente seja a última geração em vida para salvar o Tarumã.”, afirma

O vereador Sassá da Construção Civil, incentiva a realização de um abaixo-assinado para pedir apoio da população à causa dos trabalhadores.

“Pegar 20 mil assinaturas e entregar para a Justiça porque vocês não são bandidos e sim trabalhadores, pais de família, é isso que nós temos que fazer.”, disse.

Próximo ao final da audiência foi exposto que os flutuantes se tratam não apenas como um lugar turístico mas também de moradia. Além disso, foi pontuado pela representante da Manauscult, Oreni Braga, algumas medidas sobre o assunto: instalação de uma balsa flutuante, para a coleta seletiva do lixo, presença preventiva ambiental, nova classificação de flutuante competente do estado, deve ser feita a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta pelos associados do (Afluta) naquilo que for necessário de realizar as tratativas de regulamentação.”

 

Reportagem: Tatiana Nascimento
Foto: Elias Fonseca

 

 

#CMM tarumã açú Camara Municipal de Manaus

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas