AO VIVO
Legislativo - 07 de novembro de 2023
Foto: Reprodução/Internet

Em atraso, vereador Elan Alencar anuncia frente climática na CMM

A proposta é que os parlamentares discutam ações preventivas para melhorar a qualidade do ar e saúde pública

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O vereador Elan Alencar (DC) anunciou durante a sessão plenária desta segunda-feira (6), a sua intenção de criar uma Frente Parlamentar Climática na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Essa decisão tardia surgiu depois de uma visita do vereador ao bairro Colônia Antônio Aleixo, localizado na zona Sul de Manaus, onde ele observou que a visibilidade do Encontro das Águas estava prejudicada devido à persistente nuvem de fumaça que cobre a cidade nos últimos dias.

Ele explicou que a Frente Parlamentar pretende promover a coordenação de ações abrangentes para enfrentar as questões relacionadas ao clima, e ele expressou sua preocupação com a quantidade excessiva de discussões ineficazes e culpabilização dos políticos da capital por problemas climáticos. Ele destacou que a fumaça é resultado das queimadas, principalmente no sul do estado do Amazonas.

A ideia é que vereadores se empenhem, nos próximos anos, em implementar medidas preventivas, especialmente no que diz respeito à qualidade do ar, que afeta a saúde pública. Além disso, eles trabalharão no monitoramento das queimadas e desmatamento nas proximidades de Manaus, inclusive no estado do Pará, buscando a colaboração do governo federal e estadual. Também será priorizada a capacitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para que possa desempenhar um papel eficaz nesse esforço.

Embora a iniciativa do vereador tenha sido bem recebida por alguns, houve críticas nas redes sociais devido à demora na proposição da medida, uma vez que o estado do Amazonas e a região metropolitana de Manaus têm enfrentado altas temperaturas e densas nuvens de fumaça.

Manaus proposta Vereador Elan Alencar Frente Climática Crise da Estiagem

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas