AO VIVO
Legislativo - 04 de novembro de 2023
Foto: Erica Canepa/Bloomberg/Getty Images

Eleições na Argentina: Milei 52% e Massa 48%, mostra pesquisa

Resultados apontam empate técnico, mas candidatos têm desafios distintos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Na contagem dos votos válidos para as eleições presidenciais da Argentina, a primeira pesquisa da Atlas Intel após o primeiro turno, realizada a pouco mais de duas semanas do segundo turno em 19 de novembro, indica que Javier Milei, candidato do partido A Liberdade Avança, lidera com 52%, enquanto o atual ministro da Economia, Sergio Massa, do peronismo, acumula 48%. Entretanto, ao considerar os votos totais, Milei obtém 48,5% e Massa 44,7%, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, configurando um empate técnico.

Segundo o instituto de pesquisa, que anteriormente previu a vitória parcial de Massa no primeiro turno, 3.218 eleitores foram ouvidos através de um questionário online entre os dias 1º e 3 de novembro. A pesquisa também revela que 2,5% dos eleitores ainda estão indecisos, 2,9% pretendem votar em branco e 1,4% planejam anular seus votos.

De acordo com a pesquisa, Milei é percebido como o candidato mais apto para enfrentar desafios como o combate à violência, a redução da corrupção, o estímulo ao crescimento econômico, a criação de empregos, o controle da inflação e a diminuição da pobreza. Contudo, ele fica atrás quando se trata da defesa das instituições democráticas e dos direitos humanos.

O levantamento também mostra que Milei possui maior apoio entre eleitores do sexo masculino, com 53% de preferência, em comparação com 45% entre eleitoras do sexo feminino. Já Massa conquista uma parcela maior do voto feminino, com 47% do total, enquanto os eleitores do sexo masculino o apoiam em 42%.

Além disso, entre os eleitores mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos, Milei desfruta de um forte apoio, com 61% das intenções de voto. Por outro lado, Massa é amplamente apoiado por pessoas com idades entre 35 e 44 anos, obtendo 55% das intenções de voto nessa faixa etária.

No que diz respeito às propostas dos candidatos, as ideias polêmicas de Milei enfrentam resistência na população. A dolarização da economia, por exemplo, é rejeitada por 49% dos argentinos. Outras ideias, como a venda de órgãos para transplante e a liberação da compra de armas, também não são bem recebidas pela maioria, com 78% dos eleitores demonstrando desacordo.

Por outro lado, Massa enfrenta uma situação desfavorável com altas taxas de percepção negativa. Os eleitores expressam preocupação em relação ao aumento da criminalidade, à corrupção e à situação econômica do país. Além disso, quase metade do eleitorado, 49%, atribui ao ministro a responsabilidade pela escassez de combustível e pelo aumento de preços, em meio à crise de combustíveis que afeta a Argentina.

inflação Empate técnico Propostas dos candidatos Corrupção Votos válidos Venda de órgãos violência Indecisos Compra de armas Segundo turno Dolarização da economia Criminalidade Gênero Crescimento econômico Escassez de combustível Eleições na Argentina Pobreza Aumento de preços Pesquisa Eleitoral Javier Milei Instituições democráticas Atlas Intel Direitos Humanos Sergio Massa Faixa etária

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas