O deputado Wilker Barreto foi um dos que aprovou a ‘PEC Miojo’, no dia 3 de dezembro, e que culminou com a eleição do deputado Roberto Cidade para a presidência da ALEAM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O Diretório Nacional do Podemos, partido do deputado Wilker Barreto e de Amazonino Mendes, ingressou, no dia 9 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), em que pede que seja declarada inconstitucional a Emenda Constitucional n. 121/20 – batizada de ‘PEC Miojo’ – que mudou a data da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), bem como a Constituição do Estado.
Assinada pelo advogado Hermes Pontes Lima Júnior, a ADI tem como relator o ministro Gilmar Mendes e aguarda julgamento. No documento, o partido de Wilker – que votou a favor da aprovação da PEC – pede, ainda, “a intimação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Josué Neto; a intimação do procurador-feral do Estado e a intimação da procuradora-geral da Justiça, para emitir seu parecer”.
Ação Direta de Inconstitucionalidade ingressada pelo partido do deputado Wilker Barreto
Segundo o advogado do Podemos, “a Emenda Constitucional é uma violação ao devido processo legislativo, direito este que compõe o rol de direitos e garantias fundamentais de todo cidadão que exerce um cargo eletivo na República Federativa do Brasil e, notadamente, no Estado do Amazonas. A Proposta de Emenda Constitucional n. 5/20 foi apresentada na data de 3 de dezembro, às 09h51, conforme extrato do sistema ALEAM digital”.
A ‘PEC Miojo’ foi aprovada em regime ‘relâmpago’ e alvo de inúmeras críticas e impetrações jurídicas. Na oportunidade, foi feita, ainda, a votação que elegeu o deputado Roberto Cidade para a presidência da Casa Legislativa para o biênio 2021/2022.
Ainda para o advogado do Podemos, todo o “processo legislativo (…) encontra-se maculado de vícios e nulidades que demonstram a clara combinação prévia com o intuito de fraudar o processo deliberativo, já que, antes mesmo da assinatura e tramitação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça da ALEAM, o parecer da Comissão Especial – a qual foi constituída ao arrepio da Constituição Estadual – já estava pronto e cadastrado no sistema da ALEAM digital”.
Nesta terça-feira (15), o deputado Wilker Barreto e mais sete parlamentares ‘desistiram’ da ‘PEC Miojo’, mas pedem que a eleição de Roberto Cidade permaneça válida. A equipe do site O PODER entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário