AO VIVO
Legislativo - 15 de dezembro de 2020
Foto:

Diretório nacional do partido de Wilker e Amazonino pede suspensão da ‘PEC Miojo’

O deputado Wilker Barreto foi um dos que aprovou a ‘PEC Miojo’, no dia 3 de dezembro, e que culminou com a eleição do deputado Roberto Cidade para a presidência da ALEAM

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O Diretório Nacional do Podemos, partido do deputado Wilker Barreto e de Amazonino Mendes, ingressou, no dia 9 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), em que pede que seja declarada inconstitucional a Emenda Constitucional n. 121/20 – batizada de ‘PEC Miojo’ – que mudou a data da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), bem como a Constituição do Estado.

Assinada pelo advogado Hermes Pontes Lima Júnior, a ADI tem como relator o ministro Gilmar Mendes e aguarda julgamento. No documento, o partido de Wilker – que votou a favor da aprovação da PEC – pede, ainda, “a intimação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Josué Neto; a intimação do procurador-feral do Estado e a intimação da procuradora-geral da Justiça, para emitir seu parecer”.

Ação Direta de Inconstitucionalidade ingressada pelo partido do deputado Wilker Barreto

Segundo o advogado do Podemos, “a Emenda Constitucional é uma violação ao devido processo legislativo, direito este que compõe o rol de direitos e garantias fundamentais de todo cidadão que exerce um cargo eletivo na República Federativa do Brasil e, notadamente, no Estado do Amazonas. A Proposta de Emenda Constitucional n. 5/20 foi apresentada na data de 3 de dezembro, às 09h51, conforme extrato do sistema ALEAM digital”.

A ‘PEC Miojo’ foi aprovada em regime ‘relâmpago’ e alvo de inúmeras críticas e impetrações jurídicas. Na oportunidade, foi feita, ainda, a votação que elegeu o deputado Roberto Cidade para a presidência da Casa Legislativa para o biênio 2021/2022.

Ainda para o advogado do Podemos, todo o “processo legislativo (…) encontra-se maculado de vícios e nulidades que demonstram a clara combinação prévia com o intuito de fraudar o processo deliberativo, já que, antes mesmo da assinatura e tramitação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça da ALEAM, o parecer da Comissão Especial – a qual foi constituída ao arrepio da Constituição Estadual – já estava pronto e cadastrado no sistema da ALEAM digital”.

Nesta terça-feira (15), o deputado Wilker Barreto e mais sete parlamentares ‘desistiram’ da ‘PEC Miojo’, mas pedem que a eleição de Roberto Cidade permaneça válida. A equipe do site O PODER entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

 

COMENTÁRIOS:

D
Deputados desistem da 'PEC Miojo', mas mantêm eleição de Roberto Cidade - O Poder
[…] Diretório nacional do partido de Wilker e Amazonino pede suspensão da 'PEC Miojo' […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas