Primeira reunião do grupo de trabalho criado para analisar a proposta de reforma tributária (PEC 45/19) foi realizada na tarde desta terça-feira (28) em Brasília
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM
Na tarde desta terça-feira (28), em Brasília (DF), na primeira reunião do grupo de trabalho criado para analisar a proposta de reforma tributária (PEC 45/19) em tramitação na Câmara dos Deputados, os três parlamentares do Amazonas que integram o grupo: Adail Filho (Republicanos), Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD), se pronunciaram em defesa dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e propuseram que uma das reuniões do colegiado aconteça na capital amazonense.
A ideia é que os membros do grupo que são de outros estados possam ter a oportunidade de ver de perto como funciona o modelo de desenvolvimento econômico regional. A pretensão dos deputados federais amazonenses é que a audiência pública ocorra no mês de abril em Manaus.
“As pessoas, em geral, não conhecem de fato a Zona Franca de Manaus, os benefícios e a grande importância que ela tem para a nossa economia.”, observou Saullo Vianna.
O deputado Adail Filho explicou que a primeira reunião foi para traçar estratégias e disse que o resultado foi positivo. Ele reforçou que a representação do Amazonas no colegiado pretende apresentar boas propostas para a reforma tributária.
“Foi uma reunião produtiva, administrativa na verdade. Discutimos algumas questões internas diante do cenário que muitos entes federativos podem ter prejuízos em alguns seguimentos. Nós que representamos o Amazonas vamos apresentar as nossas propostas para que o grupo de trabalho vote e encaminhe no texto para que ele seja referendado no plenário. Nesta quarta-feira (28), vamos discutir a data para essa audiência pública em Manaus, que queremos que seja em abril.”, relatou o deputado Adail Filho.
“Discutimos também a preocupação das arrecadações do estado e dos municípios que vão ser diretamente afetados.”, acrescentou o parlamentar.
O coordenador do grupo de trabalho é deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e o relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que deverão apresentar nesta quarta-feira (1/3), a proposta de calendário do Plano de Trabalho do GT.
O colegiado também vai analisar outro texto de reforma tributária, que está em tramitação no Senado (PEC 110/19).
Fotos: Divulgação
A Prefeitura de Bonfim, sob o comando de Romualdo Feitosa (Republicanos), firmou contrato de R$ 706.999,92 com a União Empreendimentos LTDA para a locação de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. O contrato, assinado em 6 de março de 2025, tem validade de um ano e atende à Secretaria Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Limpeza Urbana. A empresa, fundada em 2014 e registrada em Boa Vista, possui atividades secundárias como manutenção de máquinas e construção de edifícios.
O prefeito de Juruá, Ilquer Cunha, enfrenta investigações por possível abuso de poder econômico nas eleições. O caso está na Zona Eleitoral de Juruá, sob o juiz Danny Rodrigues Moraes. O prazo para a defesa se encerra na próxima semana, conforme o Diário Oficial do TRE-AM. Se as irregularidades forem confirmadas, Cunha pode sofrer penalidades, incluindo multas ou até a cassação do mandato.
A prefeita de Manacapuru, Valciléia Flores Maciel, nomeou familiares do novo secretário de Administração, João Luiz de Souza França Filho, para cargos na gestão municipal. Seus filhos, Gustavo Gabryel e Luan Matthaus, foram designados para funções na Semad. Além disso, José Lucas Tavares assumiu a direção do hospital da cidade, enquanto sua irmã, Jackeline Tavares, tornou-se chefe de gabinete da prefeita. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do município.
A federação entre União Brasil e PP está prestes a ser oficializada, consolidando um dos blocos mais fortes do Congresso. No Amazonas, o grupo do governador Wilson Lima comandará a aliança, que terá maior tempo de TV e um dos maiores fundos partidários do país. O deputado Fausto Jr. destacou que a meta é eleger três deputados federais e um senador. Wilson Lima, fortalecido, deve disputar o Senado e influenciar sua sucessão estadual, ampliando sua articulação para 2026.
A votação do relatório sobre o pedido de impeachment do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), foi adiada nesta terça-feira (18) após um pedido de vistas do deputado Jorge Everton (União). O parlamentar explicou que a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável por analisar a denúncia por crime de responsabilidade contra o governador, ainda aguarda informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), que foram solicitadas em fevereiro.
Deixe um comentário