Conforme O Poder noticiou ontem, os nomes da chapa encabeçada pelo parlamentar foram confirmados durante eleição na Casa.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) foi aclamado, nesta quarta-feira (1º), presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para o biênio 2023-2024. Conforme O Poder noticiou ontem, os nomes da chapa encabeçada pelo parlamentar foram confirmados durante eleição na Casa.
A nova Mesa Diretora, composta apenas por deputados veteranos, tem Carlinhos Bessa (PV), Alessandra Campêlo (PSC), Felipe Souza (Patriota) na 1ª, 2ª e 3ª vice-presidência, respectivamente. Já os seguintes nomes, irão ocupar os seguintes cargos: secretário-geral, João Luiz, (PRB), 1° secretário; Abdala Fraxe (Avante); 2ª secretária, Joana Darc (União Brasil); 3° secretário, Cabo Maciel (PL); Corregedor, Dr. Gomes (PSC) e para a ouvidoria, foi anunciado o nome de Sinésio Campos (PT).
“O significado hoje é de união. Estou muito grato a todos os deputados pela aclamação. Nós continuaremos sempre buscando o diálogo, encontrar o entendimento, respeitando as instituições. E o nosso diálogo com o governo vai ser dessa forma, debatendo e conversando. E se for sempre da vontade da maioria, vai prevalecer e as coisas vão avançar. Trabalhamos de forma harmônica, mas independente e se continuarmos dessa forma, quem ganha é o povo do Amazonas”, afirmou o deputado Roberto Cidade, em entrevista à imprensa, ao final da cerimônia.
Os nomes dos parlamentes que compões a nova mesa diretora foram definidos em reuniões que aconteceram entre segunda-feira (30) e terça-feira (31), que contou, além dos deputados, com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil). A chapa do deputado Roberto Cidade, que teve o apoio dos 24 parlamentares da Aleam, foi a única inscrita na solenidade de votação.
De acordo com Cidade, o próximo passo é a votação das comissões da Aleam, que ocorre nesta quinta-feira (1º), à tarde, após a leitura da mensagem governamental de Wilson Lima e o início dos trabalhos legislativos.
Confira quem são os deputados da Mesa Diretora
Texto: Bruno Pacheco / O Poder
Imagem: Reprodução
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário