AO VIVO
Legislativo - 05 de novembro de 2023
Foto:

Deputado Amom busca apoio da ONU para combater queimadas na Amazônia

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou os maiores índices de incêndios dos últimos 25 anos em outubro.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus – AM|

Neste sábado (4), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), divulgou que irá fornecer documentos à Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito das queimadas na Amazônia e solicitar assistência internacional para combater os incêndios na região. O parlamentar está se comunicando com especialistas em direito internacional e ambiental para elaborar um dossiê completo e tomar as medidas adequadas.

Esse documento será apresentado durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), com relatos e informações que enfatizam a necessidade de apoio para enfrentar os incêndios, além de destacar os impactos na saúde da população e fauna local.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou os maiores índices de incêndios dos últimos 25 anos em outubro.

“A população de Manaus enfrenta os piores dias seguidos para respirar na história dessa cidade. Vamos levar esse caso à ONU, levar aos outros países na COP e cobrar que o Governo Federal peça o apoio de outros países”, afirmou o parlamentar.

O Amazonas enfrenta intensas nuvens de fumaça desde agosto deste ano, devido aos focos de incêndios de municípios da região metropolitana e de estados próximos. Manaus entrou, mais uma vez, na lista de cidades com a pior qualidade de ar no mundo durante a madrugada deste sábado. Algumas zonas da cidade chegaram a alcançar os indicadores “muito ruim” e “péssimo”, índices de alto perigo para a população, de acordo com o Real-time Air Quality Index (AQI).

“Na crise do oxigênio chamaram outros países para ajudar. Por que não agora pegar os equipamentos do Canadá, dos Estados Unidos, de onde quer que seja, para ajudar a combater as maiores queimadas na história da Amazônia? Se nós não nos manifestarmos, as nossas autoridades vão deixar a gente morrer”, argumentou o parlamentar.

Desde os primeiros registros de fumaça na cidade, Amom tem participado de reuniões com os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança no Clima; de Relações Institucionais e Integração e Desenvolvimento Regional para conseguir apoio e intervenção na região. Além disso, no último mês, enviou ofícios a todas as prefeituras do Amazonas para colher informações atualizadas sobre as medidas de enfrentamento realizadas pelas gestões, para entender as demandas locais.

Ainda em outubro, o deputado acompanhou a comitiva do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em Manaus e expôs as condições enfrentadas pela população devido às queimadas e à estiagem histórica. “Estou cobrando o Presidente da República, os governos estaduais, a Prefeitura de Manaus, mas, infelizmente, ninguém faz nada”, ressaltou Amom.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas