Débora Menezes propôs que o curso seja oferecido, preferencialmente, às mulheres que obtiveram medidas protetivas contra ex-companheiros agressores.
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
A deputada estadual Débora Menezes (PL) apresentou, nessa segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), um Projeto de Lei para que o Governo do Estado ofereça cursos de defesa pessoal e noções de sobrevivência para mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo o Projeto de Lei nº 100/2023, o curso será ministrado por agentes especializados e oferecido, preferencialmente, às mulheres que obtiveram medidas protetivas contra ex-companheiros agressores.
“O presente Projeto de Lei visa dar à mulher vítima de agressão, a oportunidade e a capacidade de se defender no momento em que estiver sendo agredida, evitando, pois, uma fatalidade. Imperioso mencionar que nenhuma legislação tem sido suficiente para evitar novos casos, muito menos reincidências, tanto é assim que não há indícios de redução dos números de violências contra a mulher”, diz a parlamentar, em trecho do documento.
Débora Menezes cita dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania onde mostram, que até julho de 2022, mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar foram feitas. Desse modo, para a parlamentar, medidas alternativas precisam ser tomadas, “dando oportunidade de defesa para essas vítimas frente ao perigo iminente.”
“A proposta, além de desenvolvimento da autoestima e qualidade de vida das mulheres vítimas de violência, sensibiliza e conscientiza organizações e profissionais de outras áreas do conhecimento para dedicarem uma parte da sua especialidade ao combate à violência contra a mulher, tendo como fator primordial o compartilhamento de habilidades para resguardo da sua própria vida”, pontua Débora Menezes.
Ao final, a deputada estadual solicita apoio de colegas parlamentares para o andamento do projeto. O texto, que tramita na Aleam, aguarda apreciação.
Leia o projeto de lei na íntegra: pl_004917-1
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário