O deputado federal pelo Amazonas, Delegado Pablo, é favorável ao endurecimento da pena para criminosos reincidentes
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
A análise do Projeto de Lei (PL) que endurece a penalidade para criminosos reincidentes gerou, nesta quarta-feira (10), um intenso debate entre deputados federais favoráveis e contrários à proposta. O debate ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, com a participação do deputado federal pelo Amazonas, Delegado Pablo (PSL).
O parlamentar é favorável ao endurecimento da pena para criminosos reincidentes. Segundo ele, a população não aguenta mais que bandidos sejam presos várias vezes e, pouco tempo depois, voltem às ruas para cometer mais crimes. “Sou favorável ao endurecimento da pena para bandidos reincidentes, principalmente em crimes como homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas”, afirmou.
Nas redes sociais, Pablo criticou a ação de parlamentares que, segundo ele, tumultuaram a votação e defenderam penas mais brandas para bandidos. “Quer dizer agora que vagabundo tem mais direitos que os trabalhadores honestos desse País, que clamam por mais segurança para suas famílias?”, questionou. “Quer dizer que criminosos têm parlamentares de estimação para defende-los?”, ironizou o deputado.
Desde o início do ano, as Comissões de Segurança (CSPCCO) e de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados têm discutido mudanças no Código Penal Brasileiro. O objetivo é ‘atualizar’ a legislação que ficou defasada ao longo de décadas.
Pablo é defensor da ‘modernização’ do Código Penal, por isso é membro das comissões que analisam o endurecimento de penas. “Passei a vida inteira correndo atrás de criminosos para colocá-los atrás das grades. Por isso temos que garantir o cumprimento das penalidades”, completou o deputado.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário