Além da mudança de time, o deputado anunciou em uma rede social que o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Manaus ocorrerá no próximo sábado (9)
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O deputado estadual Wilker Barreto resolveu se filiar ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), que tem histórico de pertencimento à esquerda e base socialista e, atualmente, é chamado de Mobiliza 33. Um dos registros é que o PMN integrou a coligação “Lula Presidente” em 2002. A legenda também já fez parte de blocos de esquerda em alguns estados.
A filiação do parlamentar gerou um debate sobre a questão ideológica.
Em um video recentemente publicado em uma rede social, Wilker Barreto falou sobre suas ideias políticas, ressaltando que sempre vota em candidatos de direita e nunca na esquerda. Ele disse que sua escolha não é pessoal, é baseada em suas ideias. O deputado afirmou que acredita no capitalismo e respeita quem pensa diferente, mas não gosta de extremismos. Ele prometeu que continuará apoiando a direita em 2026.
A análise do cientista político Anderson Fonseca sobre a questão destaca a natureza pragmática da política brasileira, onde as movimentações muitas vezes são mais orientadas pela conveniência do que por convicções ideológicas.
“Eu penso que ele se filiou, pensando muito mais na questão da janela, né? A questão de um partido que possa dar aí uma possibilidade de uma candidatura, ou de melhor, se posicionar no xadrez eleitoral desse ano. Há uma movimentação que é muito mais de ordem prática do que propriamente de ordem ideológica, no que diz respeito à filiação dos candidatos.”, comentou o analista.
Wilker saiu do Cidadania, partido pelo qual o deputado federal Amom Mandel lançou sua pré-candidatura no final de fevereiro deste ano.
Além da mudança de time, o deputado anunciou em uma rede social que o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Manaus ocorrerá no próximo sábado (9).
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário