AO VIVO

CPI da Águas de Manaus: Prefeitura não tentou baixar tarifa de esgoto junto à concessionária

Em reunião da comissão na tarde desta quarta-feira (29), ficou definido que o diretor da empresa Águas de Manaus, Diego Dal Magro, deverá prestar depoimento na CPI no dia 12 de abril

Por: Thiago Gonçalves
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade declarou verbalmente em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, na tarde desta quarta-feira (29), que não houve qualquer tentativa de renegociação do Executivo Municipal com a Águas de Manaus em relação à tarifa de esgoto na capital, cuja taxa de 100% passou a ser cobrada inclusive em bairros que não são contemplados pelo serviço.

Um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes havia sido aprovado pelos membros da CPI cobrando a prefeitura para apresentar respostas.

“Esse percentual foi definido em 2012 no contrato entre poder concedente e a concessionária e a cobrança passou a ocorrer desde 2021. Todo contrato, seja contrato público ou contrato privado cabe uma renegociação, dependendo da vontade das partes, e a prefeitura de Manaus através do diretor-presidenta da Ageman respondeu que não houve nenhuma tentativa formal de negociação. O percentual do valor de 100% faz dobrar a conta de água, se você consome 100 reais no mês, a fatura vem totalizada em 200 reais com a soma da cobrança da taxa de esgoto.”, disse o vereador Rodrigo Guedes, relator da CPI. “Agora o motivo de a prefeitura não ter feito nenhuma tentativa de renegociação nós vamos tentar descobrir na CPI.”, acrescentou o parlamentar. 

Ainda na 4ª reunião da CPI da Águas de Manaus foram definidas as datas para os depoimentos do diretor da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, no dia 12 de abril, e do diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, no próximo dia 5 de Abril. Ainda na reunião, um advogado da empresa Águas de Manaus apresentou documentos que haviam sido solicitados como de balanços financeiros da concessionária.

A CPI quer saber quanto a empresa está lucrando com o dinheiro da população. Também foi solicitada apresentação de um mapa porque não se sabe ao certo quantas áreas que têm algum serviço de esgotamento sanitário.

“A equipe técnica da comissão vai fazer uma análise de toda a documentação requisitada e na próxima reunião já tomarmos uma linha de investigação aqui por todos os membros. É dessa forma que eu acredito que seguiremos os trabalhos aqui da comissão.”, afirmou o presidente da CPI da Águas de Manaus, vereador Diego Afonso.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

29/01
12:18

ALERTA DE BOLSONARO

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro alertou sobre políticos que estariam considerando mudar para o PL visando vantagens nas eleições municipais, deixando claro que seu grupo político não os apoiará. Ele ressaltou a vigilância dos eleitores de direita, destacando que não serão facilmente enganados. Coronel Alfredo Menezes reforçou esse aviso, direcionando aos “espertinhos que se fingem de direita”. Ele enfatizou ainda mais a mensagem, acrescentando referência indireta ao prefeito de Manaus, David Almeida, chamando-o de “pintor melancia oportunista”.

29/01
11:18

REFERÊNCIA

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu de acusações de operar um suposto sistema de inteligência paralelo. Ao esclarecer sua “inteligência paralela”, ele relevou sua comunicação direta com o Coronel Alfredo Menezes no Amazonas, especialmente em situações críticas, como os incêndios na Amazônia. “Quando falei sobre minha inteligência paralela, quem é essa inteligência paralela? Tem um problema, está pegando fogo lá no Amazonas. Eu ligo para o coronel Menezes, certo? Menezes, como está essa questão dos incêndios aí? Porque a imprensa não está divulgando. E o cara me fala.”, declarou.

Ver mais >>

Programas