AO VIVO

CPI da Águas de Manaus: Prefeitura não tentou baixar tarifa de esgoto junto à concessionária

Em reunião da comissão na tarde desta quarta-feira (29), ficou definido que o diretor da empresa Águas de Manaus, Diego Dal Magro, deverá prestar depoimento na CPI no dia 12 de abril

Por: Thiago Gonçalves
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade declarou verbalmente em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, na tarde desta quarta-feira (29), que não houve qualquer tentativa de renegociação do Executivo Municipal com a Águas de Manaus em relação à tarifa de esgoto na capital, cuja taxa de 100% passou a ser cobrada inclusive em bairros que não são contemplados pelo serviço.

Um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes havia sido aprovado pelos membros da CPI cobrando a prefeitura para apresentar respostas.

“Esse percentual foi definido em 2012 no contrato entre poder concedente e a concessionária e a cobrança passou a ocorrer desde 2021. Todo contrato, seja contrato público ou contrato privado cabe uma renegociação, dependendo da vontade das partes, e a prefeitura de Manaus através do diretor-presidenta da Ageman respondeu que não houve nenhuma tentativa formal de negociação. O percentual do valor de 100% faz dobrar a conta de água, se você consome 100 reais no mês, a fatura vem totalizada em 200 reais com a soma da cobrança da taxa de esgoto.”, disse o vereador Rodrigo Guedes, relator da CPI. “Agora o motivo de a prefeitura não ter feito nenhuma tentativa de renegociação nós vamos tentar descobrir na CPI.”, acrescentou o parlamentar. 

Ainda na 4ª reunião da CPI da Águas de Manaus foram definidas as datas para os depoimentos do diretor da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, no dia 12 de abril, e do diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, no próximo dia 5 de Abril. Ainda na reunião, um advogado da empresa Águas de Manaus apresentou documentos que haviam sido solicitados como de balanços financeiros da concessionária.

A CPI quer saber quanto a empresa está lucrando com o dinheiro da população. Também foi solicitada apresentação de um mapa porque não se sabe ao certo quantas áreas que têm algum serviço de esgotamento sanitário.

“A equipe técnica da comissão vai fazer uma análise de toda a documentação requisitada e na próxima reunião já tomarmos uma linha de investigação aqui por todos os membros. É dessa forma que eu acredito que seguiremos os trabalhos aqui da comissão.”, afirmou o presidente da CPI da Águas de Manaus, vereador Diego Afonso.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas