O 5G deve proporcionar uma conexão de internet móvel mais rápida, ágil e econômica, prometendo ser até 100 vezes mais rápida do que a atual
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Nesta quarta-feira (6), o senador Plínio Valério (PSDB) e o deputado João Luiz (Republicanos) estiveram reunidos com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Emmanuel Campelo, para solicitar que o órgão regulador garanta a chegada antecipada do sinal de 5G em municípios amazonenses com leilão previsto para o início de novembro.
O pedido do senador e do deputado é para que a Anatel cumpra a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que estabeleceu a criação de um mecanismo de antecipação de investimentos em lotes regionais em cidades com menos de 30 mil habitantes. Caso não seja antecipada, a chegada do sinal 5G só será garantida em 2030 na maior parte dos municípios do Amazonas.
“Temos muitas dificuldades em nosso Estado e muitas delas também causadas pela falta de comunicação. Muitos usam o Amazonas para falar que é bonito, mas não olham para as reais necessidades da nossa gente”, destacou o senador ao conselheiro da Anatel.
Valério disse, também, que a realidade do Amazonas é bem diferente do restante do País, exemplificando as desigualdades regionais, as longas distâncias e dias percorridos de barco para chegar de um local para o outro e a falta de sinal e conectividade em grande parte dos municípios.
“A chegada do sinal 5G representa geração de emprego, acesso ao conhecimento, trabalho, comunicação, segurança e cidadania para nossa população. Peço que nos ajude nessa causa”, afirmou ele. O senador e o deputado destacaram que se a expansão não for antecipada, as desigualdades regionais e a exclusão digital vão continuar prejudicando a população amazonense.
O parlamentar estadual salientou que além da falta de comunicação, “acontece uma quebra em vários segmentos, em especial, na economia local, já que não tem como ser promovida a venda e a publicidade dos produtos produzidos pela comunidade”.
Em seu relatório sobre o leilão de 5G, o ministro do TCU, Raimundo Carreiro, já destacou a possibilidade de antecipação da cobertura do sinal em municípios com menos de 30 mil habitantes. “A relegação absoluta dos municípios com menor população para metas temporalmente mais distantes pode ter um viés perverso de manutenção de desigualdade entre o interior do país e os grandes centros, contrário ao espírito da Constituição e da Lei Geral de Telecomunicações e dos decretos vigentes sobre políticas públicas”, destacou o relator, ressaltando que a redução das desigualdades é premissa constitucional.
O conselheiro disse que a Anatel está atenta às necessidades da Região Norte. “É a primeira vez que temos um olhar para a região Norte. O senhor fique certo de que pode contar com o nosso apoio e nossa colaboração”, disse Emmanoel. O conselheiro também afirmou que sempre levantou o assunto na agência, inclusive citando em decisões a necessidade de um olhar para esse ponto.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário