AO VIVO
Legislativo - 07 de outubro de 2021
Foto:

Conselheiro da Anatel promete antecipação do 5G nos municípios do Amazonas

O 5G deve proporcionar uma conexão de internet móvel mais rápida, ágil e econômica, prometendo ser até 100 vezes mais rápida do que a atual

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Nesta quarta-feira (6), o senador Plínio Valério (PSDB) e o deputado João Luiz (Republicanos) estiveram reunidos com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Emmanuel Campelo, para solicitar que o órgão regulador garanta a chegada antecipada do sinal de 5G em municípios amazonenses com leilão previsto para o início de novembro.

O pedido do senador  e do deputado é para que a Anatel cumpra a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que estabeleceu a criação de um mecanismo de antecipação de investimentos em lotes regionais em cidades com menos de 30 mil habitantes. Caso não seja antecipada, a chegada do sinal 5G só será garantida em 2030 na maior parte dos municípios do Amazonas.

“Temos muitas dificuldades em nosso Estado e muitas delas também causadas pela falta de comunicação. Muitos usam o Amazonas para falar que é bonito, mas não olham para as reais necessidades da nossa gente”, destacou o senador ao conselheiro da Anatel.

Valério disse, também, que a realidade do Amazonas é bem diferente do restante do País, exemplificando as desigualdades regionais, as longas distâncias e dias percorridos de barco para chegar de um local para o outro e a falta de sinal e conectividade em grande parte dos municípios.

“A chegada do sinal 5G representa geração de emprego, acesso ao conhecimento, trabalho, comunicação, segurança e cidadania para nossa população. Peço que nos ajude nessa causa”, afirmou ele. O senador e o deputado destacaram que se a expansão não for antecipada, as desigualdades regionais e a exclusão digital vão continuar prejudicando a população amazonense.

O parlamentar estadual salientou que além da falta de comunicação, “acontece uma quebra em vários segmentos, em especial, na economia local, já que não tem como ser promovida a venda e a publicidade dos produtos produzidos pela comunidade”.

Em seu relatório sobre o leilão de 5G, o ministro do TCU, Raimundo Carreiro, já destacou a possibilidade de antecipação da cobertura do sinal em municípios com menos de 30 mil habitantes. “A relegação absoluta dos municípios com menor população para metas temporalmente mais distantes pode ter um viés perverso de manutenção de desigualdade entre o interior do país e os grandes centros, contrário ao espírito da Constituição e da Lei Geral de Telecomunicações e dos decretos vigentes sobre políticas públicas”, destacou o relator, ressaltando que a redução das desigualdades é premissa constitucional.

O conselheiro disse que a Anatel está atenta às necessidades da Região Norte. “É a primeira vez que temos um olhar para a região Norte. O senhor fique certo de que pode contar com o nosso apoio e nossa colaboração”, disse Emmanoel. O conselheiro também afirmou que sempre levantou o assunto na agência, inclusive citando em decisões a necessidade de um olhar para esse ponto.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas