Deputado José Ricardo (PT) é o autor do requerimento que convidou o ministro a comparecer na Comissão no dia 1º de julho
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Brasília | DF
Integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal aprovaram nesta quarta-feira (4), o requerimento de autoria do deputado Zé Ricardo (PT) que convida o ministro da Economia, Paulo Guedes, a prestar informações sobre a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no País, ato que afeta a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Além do petista, os deputados Sidney Leite (PSD) e Bosco Saraiva (Solidariedade) também são membros da Comissão.
“É uma ameaça a Zona Franca de Manaus, pois impõe perda da competitividade, das vantagens comparativas em relação às indústrias instaladas em outros estados”, afirmou Zé.
De acordo com estudos apresentados pelo deputado, foi a concentração industrial em Manaus, com a oferta de emprego formal, seja na manufatura ou nos serviços correlacionados, que impulsionou o movimento migratório do interior para a capital.
Essa concentração, ainda que de forma não intencionalmente prevista, “inibiu a pressão de atividades econômicas predatórias no interior, como a pecuária extensiva, mineração artesanal e o corte de madeiras nobres para a construção civil e produção de insumos, entre outras, favorecendo um quadro de menor desmatamento e degradação”, concluiu.
Houve um acordo de conversão do requerimento de convocação para convite, e o vice-líder do governo na Câmara, deputado Evair de Melo (PP-ES), confirmou a presença de Paulo Guedes para o dia 1 de junho, às 9h, devido à recuperação dele da Covid-19 nessas últimas semanas.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário