AO VIVO
Legislativo - 16 de agosto de 2021
Foto:

Comissão aprova contrato emergencial para médicos formados no exterior em razão da pandemia

Brasília-DF- A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê  a possibilidade de contratação de médicos graduados no exterior mediante a revalidação temporária e emergencial do registro profissional, em razão da pandemia de Covid-19. O colegiado acolheu substitutivo apresentado pela relatora, deputada Natália Bonavides (PT-RN), à versão original do Projeto de Lei […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Brasília-DF- A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê  a possibilidade de contratação de médicos graduados no exterior mediante a revalidação temporária e emergencial do registro profissional, em razão da pandemia de Covid-19.

O colegiado acolheu substitutivo apresentado pela relatora, deputada Natália Bonavides (PT-RN), à versão original do Projeto de Lei 3252/20, do deputado Bacelar (Pode-BA). A relatora promoveu as alterações considerando ainda um parecer elaborado em plenário pelo deputado Igor Timo (Pode-MG).

O texto aprovado pela comissão insere dispositivos na Lei 13.959/19, que trata do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Esse exame verifica conhecimentos, habilidades e competências para o exercício profissional.

Prazos
A medida excepcional valerá durante qualquer crise sanitária e até 180 dias após o fim do reconhecimento formal da situação de emergência, com possibilidade de prorrogação por mais 180 dias. Os profissionais deverão ser direcionados para atendimento nas regiões afetadas pela crise sanitária.

“Em pleno vigor da pandemia de Covid-19, estima-se que haja de 15 mil a 18 mil médicos brasileiros que têm diploma e registro no exterior e não podem exercer a profissão no Brasil”, comentou Bacelar. O deputado apresentou o projeto considerando apenas os profissionais enquadrados nesse perfil.

“É inegável a gravidade da pandemia e inquestionável a necessidade de profissionais para o sistema de saúde, seja no combate direto à Covid-19, seja nas demais demandas da população”, disse a relatora Natália Bonavides, ao justificar a ampliação do escopo da proposta.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Agência Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

22/01
15:36

RESSARCIMENTO BORBA

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou o bloqueio cautelar dos bens do ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, por seis meses, visando garantir o ressarcimento de danos relacionados a contratos suspeitos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (21).

22/01
15:31

GASOLIMA SEM LICITAÇÃO

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assinou um documento dispensando a licitação para a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda, de forma emergencial publicada no Diário Oficial Eletrônico Legislativo Municipal, na edição de terça-feira (21). De acordo com a publicação o contrato foi firmado por 12 meses, com o valor de R$ 1.541.102,54.

22/01
15:18

INQUÉRITO MPAM MANACAPURU

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), além do descumprimento do piso salarial das categorias.

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

Ver mais >>

Programas