AO VIVO
Legislativo - 26 de setembro de 2021
Foto:

Comasa cobra Águas de Manaus posicionamento sobre taxa de esgoto e tarifa social

Para o diretor da Águas de Manaus, a reunião foi produtiva e ajuda a prestar esclarecimentos sobre o que a população tem questionado.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

A Comissão de Água e Saneamento (COMASA) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (23/9) uma Reunião Ordinária com a concessionária Águas de Manaus para discutir a cobrança da taxa de tratamento de esgoto e tarifa social nas contas de água da população manauara. Atualmente a cobrança de esgoto na cidade equivale a 100% do valor cobrado sobre o serviço de abastecimento de água tratada.

Os convidados para a reunião foram, o diretor presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, o diretor executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, o superintendente da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), Arone Bentes e o diretor presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho.

Os vereadores questionaram os representantes da concessionária de água sobre o alto valor cobrado da taxa de tratamento de esgoto, tendo em vista, que o serviço esta disponível em pouco mais de 60 localidades, entre conjuntos, condomínios e bairros de Manaus, representado um percentual de 26% de cobertura. Ao final da reunião ficou acerto que será feito um TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) para que a empresa concessionária de Água cumpra e melhore seus serviços à população.

Outro assunto discutido foi o desconto da Tarifa Social, benefício voltado para famílias de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade. De acordo com a empresa de água, ela vai ampliar o acesso à Tarifa Social Manauara, alcançando 400 mil pessoas.

O presidente da COMASA, o vereador Sandro Maia (Democratas), disse que a reunião serviu para alinhar as demandas e para agendar futuras reuniões abertas ao público. “Vamos ter uma audiência pública, com os vereadores, levar para a sociedade, sobre o acordo encaminhado para as agências reguladoras para a diminuição da taxa de esgoto e criar grupo de trabalho para cuidar dos assuntos de saneamento da cidade de Manaus”, disse o presidente.

Para o diretor da Águas de Manaus, a reunião foi produtiva e ajuda a prestar esclarecimentos sobre o que a população tem questionado e procurado a Casa Legislativa. “Parabenizo a Câmara, em primeiro lugar a comissão, trazendo através do diálogo chegar a soluções efetivas que possam melhorar a vida da população, pois precisamos avançar muito no saneamento, mas com o diálogo, ele fortalece esses avanços”, disse.

Todas a demandas pautadas, sobre esgoto, taxas e obras foram abordados e discutidas, lavando em consideração a real necessidade da população de baixa renda, pois a pessoas precisam de mais informações referentes aos gastos de água para futuramente fazer que o serviço de água e esgoto melhorem na cidade de Manaus.

A mesa contou com a presença dos integrantes da COMASA, o presidente da comissão, o vereador Sandro Maia (Democratas), o vice-presidente, Eduardo Alfaia (PMN), e os demais vereadores, Thaysa Lippy (PP), Márcio Tavares (Republicanos), Peixoto (PTC), Diego Afonso (PSL), Rodrigo Guedes (PSC) e os vereadores Bessa (Solidariedade) e Sassá da Construção Civil (PT).

Fonte: CMM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas