O programa da CMM vai ofertar mais de 27 mil vagas por mês, por meio de 77 cursos em diversas áreas, entre eles administração, gestão pública, informática e idiomas, que serão os primeiros a serem ofertados, já em dezembro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Com a presença do prefeito David Almeida (Avante), dos vereadores e de diversas autoridades, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), lançou oficialmente, nesta quarta-feira (1º), a plataforma de cursos de qualificação a distância da Escola do Legislativo municipal (EscolegisCMM), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na zona Centro-Sul.
O programa vai ofertar mais de 27 mil vagas por mês, por meio de 77 cursos em diversas áreas, entre eles administração, gestão pública, informática e idiomas, que serão os primeiros a serem ofertados, já em dezembro. David Reis afirmou que o EscolegisCMM, é a realização de um sonho. “No primeiro momento, vi que este é um marco da 18ª Legislatura, mas agora percebo que este programa entra para toda a vasta história da Câmara, e compartilho esse momento com cada vereador que disse sim, ao votar favoravelmente a essa matéria”, comentou.
Logo após o discurso, David Reis abriu o prazo de inscrições para os cursos, que em menos de cinco minutos já tinha mais de 60 inscritos. O prefeito David Almeida parabenizou o presidente da CMM pela proposta, e afirmou que todos os vereadores, no exercício do mandato são fundamentais na aprovação de matérias que vão de encontro aos anseios da população.
“A Câmara está de parabéns por esse programa que vai ser essencial para que aquele cidadão que está desempregado, se qualifique e conquiste seu emprego. São projetos como esse que nos enche de orgulho e nos incentivam a fazer ainda mais por nossa cidade, e aproveito para pedir que cada um compartilhe o Escolegis, pois assim todos terão oportunidades”, pediu o parlamentar.
Quem também parabenizou a iniciativa do programa foi o vereador professor Samuel Oliveira (PL), que enfatizou o valor da qualificação para a conquista de emprego, extremamente necessária na opinião dele. “O presidente da CMM, David Reis merece aplausos, o que ele fez por meio do EscolegisCMM é incrível, pois todos poderão ter acesso a estes cursos e de forma segura e prática”, disse.
A opinião foi compartilhada pela vereadora professora Jacqueline, que exaltou o trabalho feito por essa legislatura e o poder que este programa vai trazer para o cidadão. “Fazemos história, pois nunca vimos um projeto de tamanha envergadura e quem ganha com isso é aquele cidadão, da comunidade, que muitas das vezes não tem a passagem de ônibus para ir até estes cursos, e agora poderá fazê-lo do conforto de seu lar e em segurança”, destacou.
EscolegisCMM
O programa de qualificação profissional, o EscolegisCMM, criado por meio do Projeto de Resolução, de autoria do presidente, David Reis, foi aprovado, por unanimidade, na sessão plenária da última terça-feira (23), e vai ofertar ao público em geral, cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional em todos os níveis de escolaridade.
Serão investidos R$ 6 milhões para capacitar até 300 mil pessoas por ano, o que corresponde a R$ 19,60 por aluno. Todos os cursos serão ministrados pela plataforma EaD, pelo endereço que será disponibilizado no site da Câmara de Manaus.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário