Manaus-AM | Capitão Carpê Andrade (Republicanos), solicitou ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), um concurso público para a ampliação da Guarda-Municipal, visando que o número já alocado no município não é o suficiente para cobrir a demanda. A Guarda Municipal de Manaus dispõe de um efetivo 434 servidores para fazer a segurança patrimonial da […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM | Capitão Carpê Andrade (Republicanos), solicitou ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), um concurso público para a ampliação da Guarda-Municipal, visando que o número já alocado no município não é o suficiente para cobrir a demanda.
A Guarda Municipal de Manaus dispõe de um efetivo 434 servidores para fazer a segurança patrimonial da prefeitura de Manaus, das unidades básicas de saúde, Junta Militar, terminais de integração e eventos. O número além de insuficiente para atender satisfatoriamente a demanda, expõe ainda mais os guardas que carecem de melhor remuneração, melhores condições de trabalho e outras necessidades.
A afirmação é do vereador Capitão Carpê (Republicanos), que durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pediu ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a realização e concurso público para a Guarda Metropolitana.
“Se faz necessário solicitar um novo concurso público para aumentar o contingente da guarda. Pretendo buscar e implantar conhecimento para melhorar a estrutura. Precisamos prestar um serviço com mais segurança, dando mais condições, curso de formação, projeção salarial, conhecimento teórico e prático aos nossos guardas”, afirmou Capitão Carpê.
Durante seu discurso, o parlamentar manifestou indignação com as condições de trabalho dos servidores da Guarda Municipal que, segundo ele, desempenham suas atividades sem segurança, estrutura de trabalho precária e ausência do equipamento de defesa, no caso armamento bélico.
“Nossa guarda está sucateada é necessário reorganizar com urgência. A Guarda-Municipal precisa ser mais forte, armada, preparada e treinada não apenas para proteger o patrimônio, os guardas municipais exercem uma missão nos serviços de segurança pública para combater a violência e resguardar a vida do cidadão”, disse o vereador.
Capitão Carpê informou que a reestruturação da Guarda-Municipal é uma promessa de campanha, que vai cumprir no seu mandato. Ele contou que viajou em dezembro do ano passado, para cidade de Balneário Camboriú, para conhecer o funcionamento e a estrutura da guarda municipal de lá, que é considerada a mais preparada no Brasil, pelo trabalho desenvolvido.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário